P2PTV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de P2ptv)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

P2PTV é uma técnica de transmissão e difusão de conteúdos audiovisuais (vídeos, televisão,e tc) através da Internet usando a arquitetura dos sistemas P2P, aonde nós individuais se conectam a outros nós para receber streams de áudio e vídeo, em lugar de fazê-lo mediante a um único servidor central, como acontece na TV baseada em IP (IPTV).

Funcionamento básico[editar | editar código-fonte]

O uso do sistema P2P faz com que os usuários usem suas conexões a Internet para ajudar na distribuição de um sinal: A partir do momento em que um canal de televisão é visualizado através de um sistema P2P, o cliente P2P passa a retransmitir o sinal a outros usuários que estão vendo o mesmo canal. A idéia é simples: cada programa realiza as funções de cliente e servidor.

Deste modo, solucionam-se dois grandes problemas da transmissão broadcast por Internet: se diminui a carga do servidor e se reduz o consumo de banda ocupado. Com a p2ptv, alguns canais podem manter mais de 100.000 conexões simultâneas de forma leve e otimizada, sem gerar altos consumos de banda.

Lista de softwares P2PTV[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.