Paciência Spider

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Paciência Spider
Sobre
Jogo(s) de origem Paciência
Nome(s) alternativo(s) Gigantic Spider, Relaxed Spider, Spiderette, Spiderwort, Will o' the Wisp
Idade 58
N° de cartas 104
Baralho 2 baralhos de 52 cartas
Tempo de jogo 0
Lista de jogos de cartas  · Portal Jogos

Paciência Spider é um jogo de cartas em que o jogador tem o objetivo de organizar as cartas em ordem (tal como em paciência), porém de mesmo naipe. Cada seqüência completada é removida do jogo e o jogador prossegue até que acabem as cartas.

Uma das versões mais conhecidas para computador foi desenvolvida pela Microsoft, sendo um dos jogos pré-instalados no Windows desde a versão 2000, em 1998. Do Windows 8 em diante, Spider é um dos cinco modos de jogo na Microsoft Solitaire Collection.

Níveis[editar | editar código-fonte]

Fácil: um naipe[editar | editar código-fonte]

(esq-dir) Paus, ouros, copas, espadas

Utiliza apenas o naipe de espadas. Neste nível o jogador pode mover suas cartas como quiser desde que em ordem, pois o fato de utilizar o mesmo naipe para tudo lhe dá esta liberdade. É recomendado para iniciantes no jogo e para vencê-lo necessita de menos esforço.

Intermediário: dois naipes[editar | editar código-fonte]

Utiliza os naipes de espadas e copas simultaneamente. É possível encaixar cartas de naipes diferentes desde que estejam em ordem mas caso complete a seqüência utilizando dois naipes, esta é invalida.

Difícil: quatro naipes[editar | editar código-fonte]

Utiliza todos os quatro naipes do baralho: copas, paus (bastos), espadas e ouros. As regras são as mesmas da dificuldade intermediária.

Pontuação[editar | editar código-fonte]

O jogo inicia com 500 pontos e esta pontuação pode ser aumentada e diminuída de acordo com a ação do usuário. Toda carta movida, perde-se um ponto. Toda jogada desfeita perde mais um ponto: ou seja, para fazer uma jogada, desfazer e fazê-la novamente em outra posição o jogador perde 3 pontos. Toda vez que uma seqüência de cartas é feita, ganha-se 100 pontos.

São 8 baralhos de 13 cartas (A,2,3,4,5,6,7,8,9,10,J,Q e K) a serem baixados (104 cartas). Descontando-se as 10 cartas já na mesa no início do jogo, e o fato de 4 das pilhas serem maiores, se todas as cartas forem movidas na ordem correta, sem movimentos inúteis, o jogador obtém 1210 pontos com 90 movimentos. Só é possível obter uma pontuação melhor se, baixando uma série nova de 10 cartas, elas vierem na exata ordem da carta que já está na mesa, tirando a necessidade de movê-la. O máximo de pontos teoricamente possível a se obter neste jogo seriam 1254 pontos.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]


Portal A Wikipédia possui os portais:
  • Jogo
  • Game