Padbol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Padbol
Federação desportiva mais alta FIPA[1]
Jogado pela primeira vez 2008
Características
Membros de equipe 2vs2
Presença
País ou região La Plata

Padbol é um esporte fusão concebido em 2008, na cidade de La Plata por Gustavo Miguens. O esporte está presente em 15 países e já realizou dois Copas do Mundo em 2013 e 2014[2].


História[editar | editar código-fonte]

O Padbol foi criado em La Plata em 2008 por Gustavo Miguens, que procurou dar mais dinamismo para o popular futebol-tênis. Introduziu regras simples, dinanismo e variabilidade de rebotes, para fazer do Padbol um esporte moderno e divertido. Padbol tem quadras em Argentina[3], Espanha[4], Itália , Uruguai[5], México , Portugal[6], Suécia e Roménia e em breve na Inglaterra, Austrália, Bolívia, França, Dinamarca e Panamá

Regras do jogo[editar | editar código-fonte]

Quadra[editar | editar código-fonte]

Áreas na pista

A quadra tem 10m de comprimento, e sua largura é de 6m.

Saque ou serviço[editar | editar código-fonte]

Posição do saque e pontuação igual ao Padel e Tenis. O saque deve-se quiquar a bola antes de chutá-la ao campo oposto. Por este golpe deve inevitavelmente fazer com o pé, irá colocar a bola em jogo para iniciar cada ponto e têm as seguintes características: - O servidor deve ficar com os dois pés atrás da linha de serviço para a esquerda ou direita, conforme o caso, da extensão imaginária da linha central do chute na parede traseira do seu campo. - O jogador que iniciar deve fazer a bola quiquar dentro da mesma area que está habilitado para suportar.

Volta do saque o “let” Terá volta e se jogará o ponto novamente quando: -A bola servida toca a rede, cabos, parafusos ou lateral tira e logo quique na zona correta e não seja falta. -Um saque, certo ou faltoso, seja enviado quando o receptor não esteja pronto.

Saque que toca num jogador Se, após a bola servida toca o destinatário ou o seu companheiro nos braços e/ou nas mãos antes ou depois de ter lançado com sucesso, o sacador ganha o ponto, exceto para o pé, tronco, pernas ou cabeça do receptor para retornar em circunstâncias corretas. Se fosse assim, mas depois que a bola tenha tocado a rede, banda, cabo, parafusos, então será Volta do Saque.

Bola em jogo[editar | editar código-fonte]

Toques de cada lado, mínimo de 2 (dois) no máximo 3 (três). A bola estará em jogo desde que se faça serviço e, exceto que se fale Falta ou Volta, permanecerá em jogo até que se decida o ponto. Durante este tempo, a bola é golpeada alternadamente por um e outro jogador da mesma equipe no máximo de três toques, e um mínimo de dois. Se ambos os jogadores da mesma equipe acertar a bola de forma simultânea ou consecutivamente, será ilegal e perderá o ponto, depois de esgotado oa terceira jogada a bola deverá ser impulsionada para o campo rival, onde a equipe adversária e também deverá tocar três vezes no máximo e mínimo de dois.

Voleio

As paredes podem ser usadas para causar rebotes para o campo adversário com um só toque ou golpe, desde que ele tenha quiquado na área de jogo ao ser devolvido o saque e em todos os casos quando a bola está em jogo.

Devolução válida com um toque A devolução com um toque é permitido com uma prévia batida na parede do próprio campo. O retorno com um toque é permitido dentro das regras, desde que antes de passar para o campo oposto à bola deverá tocar nas paredes laterais, ou seja, o jogador deverá fazer a sua jogada contra a parede antes de passar a rede para o campo adversário.

Voleio[editar | editar código-fonte]

O voleio (retorno sem toque na parede) é permitido em contato com a área vermelha (1m da rede) seja antes o depois do quique. Após a colocação do jogo do saque um jogador não poderá bater na bola aérea após a primeira devolução. A partir deste momento a bola poderá ser voleiada por qualquer jogador e com qualquer parte do corpo, com exceção dos braços, antebraços e mãos, enquanto ele estiver em contato com a chamada zona vermelha (1 m a partir da rede).

Padbol no mundo[editar | editar código-fonte]

Competições[editar | editar código-fonte]

Copa do Mundo de Padbol[editar | editar código-fonte]

Jogo na Copa do Mundo - Argentina vs Espanha

Em março de 2013, foi disputada a primeira Copa do Mundo do Padbol em La Plata, Argentina. A dupla espanhola formada por Eleazar Toni Ocaña e Palacios foram os campeões[7]. A segunda Copa do Mundo foi em Alicante, Espanha em novembro de 2014. Juan Alberto Ramón e Juan Miguel Hernández foram os campeões[8]. A terceira edição será em 2016 em Punta del Este, Uruguai.



Ranking[editar | editar código-fonte]

Ranking atual[editar | editar código-fonte]

[9]

Melhores jogadores em 2014
Posiçao Duplas Pontos
1  ESP Ocaña/Palacios 2450
2  ESP Ramón/Hernández 2200
3  ESP Barceló/Suau 1400
4  ARG Maidana/Narbaitz 1150
5  ARG Aguirre/Aracil 1050
Lista completa em padbol.com









Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências


Ligações externas[editar | editar código-fonte]