Padrão duplo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação. Editor, considere adicionar mês e ano na marcação com {{subst:f-referências}}. Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

O Padrão duplo ou padrão duplo de julgamento consiste em aplicar julgamentos diferentes para situações semelhantes, ou em relação a pessoas diferentes que estão na mesma situação. O padrão duplo pode assumir a forma de um julgamento moral que considera aceitável para um determinado conceito (uma norma social, uma regra, uma frase, uma apreciação), se aplicada por um grupo de pessoas, enquanto ele é considerado inaceitável, ou tabu, se for aplicado por outro grupo..[1][2].

Quando o julgamento diz respeito à esfera da moral, falamos de uma moral dupla.

O duplo padrão pode ser definido então, como uma espécie de viés cognitivo , que determina a suspensão do juízo, moralmente injusto em relação a um determinado grupo violando assim o princípio jurídico e ético que afirma a igualdade dos indivíduo.

A adoção do padrão duplo é injustificada, principalmente quando observado em relação aos princípios jurídicos e constitucionais, de acordo com os quais todas as pessoas são consideradas iguais perante a lei. O duplo padrão viola também o princípio da imparcialidade da justiça, de acordo com o qual um determinado padrão de julgamento legal deve ser aplicado indiscriminadamente para todas as pessoas, independentemente do papel socialétnia, sexo, religião, idade ou outras formas de distinção ou discriminação. O padrão duplo viola esse princípio, pois permite que pessoas sejam julgadas de acordo com padrões diferentes, e injustos.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Religião e ideologia[editar | editar código-fonte]

Exemplos de um duplo padrão de julgamento, na religião, são evidentes no maniqueísmo e no marcionismo. Há, neste caso, uma diferença de tratamento baseada no papel social cumprido pelos fiéis.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. XXV. 1º aprile 1872  Verifique data em: |data= (ajuda)Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. XLIII. 27 novembre 1886  Verifique data em: |data= (ajuda)Verifique data em: |data= (ajuda)