Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Padres somascos)

Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca
 
Ordo Clericorum Regularium a Somascha
Brasão Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca
ONUS MEUM LEVE
("O meu fardo é leve")
sigla
C.R.S.
Tipo: Ordem religiosa
Fundador (a): São Jerônimo Emiliani
Local e data da fundação: Itália Somasca, Lecco, 1528
Aprovação: 1540, por Papa Paulo III


Membros: 463 religiosos (338 sacerdotos) dados 2008.


Site oficial: http://www.somaschi.net/
Portal Catolicismo · uso desta caixa

A Ordem dos Cléricos Regulares de Somasca (Latim: Ordo Clericorum Regularium a Somascha), (sigla C.R.S.), também chamados de Religiosos Somascos ou Somascos, é uma ordem religiosa católica fundada por São Jerônimo Emiliani (Veneza, 1481Somasca, 1537) destinada a socorrer as crianças órfãs e pobres.

Desde sua fundação, a ordem visa socorrer os abandonados e excluídos. Tal fato pode ser vislumbrado no seu primeiro nome, Companhia dos Servos dos Pobres. Depois da fundação e da aprovação apostólica, os religiosos somascos se difundiram no mundo todo, estando presente, atualmente, nos cinco continentes. Além disso, o carisma somasco da paternidade se mostra um valioso instrumento para a construção de um mundo novo mais justo e amoroso.

No Brasil, os somascos estão presentes em cinco cidades. Campinas, Presidente Epitácio e Santo André, todas no Estado de São Paulo; Satuba, Alagoas e; Uberaba, Minas Gerais. Em cada uma destas cidades a Congregação dos Religiosos Somascos, a seu modo, exerce atividades educativas e sociais que visam integrar as crianças e jovens na sociedade, cultivando nestes valores humanos como: sinceridade, caridade, humildade e alteridade.

Por fim, o carisma somasco tem mostrado sua validade durante estes quase 500 anos de história, mostrando que a paternidade de Deus é a semente da construção de um mundo mais humano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [1]
  • [http:// www.somascosbrasil.org]
Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.