Pai Celso de Oxalá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde novembro de 2015)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Celso Luiz Izzo ou Celso de Oxalá (Bragança Paulista, 18 de abril de 1955) é um babalorixá do Candomblé de São Paulo. Criado em uma família católica e desde criança apresentava problemas de saúde, aos 12 anos teve tuberculose, um vizinho o levou a um terreiro de candomblé do babalorixá Pai Diniz de Oxum no bairro da Areia Branca, em Santos. Quando chegou ao terreiro entrou em transe com seu Orixá e ficou sabendo que teria que ser iniciado.

Foi iniciado aos 13 anos de idade por Pai Diniz de Osum e pai Waldomiro de Xangô para o orixá Oxaguian e Oxum seu segundo orixá.

O Templo Religioso de Cultura Afro Brasileira, um Templo de Oxalá, está situado no km 50,5 da Rodovia Raposo Tavares, Alto da Serra, Município de São Roque, onde funciona também a ABC-São Paulo Associação Beneficente Cultural, fundada em 18 de abril de 1974, declarada Utilidade Publica.

Ícone de esboço Este artigo sobre candomblé é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]