Painel canaletado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O painel canaletado é um elemento construtivo pré-fabricado, industrializado a partir de madeira triturada e resinas, ou ainda, MDF, frequentemente recoberto com uma camada de laminado decorativo de alta pressão.

Uso[editar | editar código-fonte]

Adequado para montagem de expositores em lojas ou para mero efeito decorativo, possui canaletas horizontais onde são fixados suportes para produtos ou prateleiras, removíveis e ajustáveis.

Os padrões comerciais apresentam espaçamento de 10 e 15 cm entre as canaletas, ou conforme denominação de uso, réguas.

No interior das canaletas pode-se adicionar reforços de alumínio ou PVC, que são os mais comuns. Em pvc há variedade de cores, e é indicado para produtos leves. Já o de alumínio por distribuir a carga horizontalmente, suporta cargas maiores.

Pode ser aplicado sobre um suporte (normalmente parede ou estrutura metálica) ou utilizado para composição de mobiliário comercial.

As medidas das pranchas comerciais variam de fábrica para fábrica, sendo as mais comuns 240 x 120 cm, 244 x 122 cm, 275 x 185 cm, e geralmente tem espessura de 18 mm.

Principais cores: Branco, Marfim,Maple, Tabaco, Prata, Preto, Azul, Cinza, Cru.

Distância entre canaletas variam de 3, 4, 6, 8 Polegadas (2,54 cm).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.