Paio Ramiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paio Ramiro
Nome completo Paio Ramiro
Nascimento 1125
Condado Portucalense
Morte
Condado Portucalense
Nacionalidade Portugal Portugal
Ocupação Foi Rico-Homem de D. Afonso VI de Castela

Paio Ramiro (1125 —?) Foi um nobre a cavaleiro medieval do Condado Portucalense e quem deu origem ao nome de família Correia também grafado como "Corrêa".[1] Foi Rico-Homem de D. Afonso VI de Castela.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Esta linhagem familiar procede de Paio Ramiro, personagem que esteve ao serviço de Portugal a quando do estabelecimento Henrique de Borgonha, conde de Portucale (1066Astorga, 24 de Abril de 1112) no governo do condado. [1]

Esta personagem da História de Portugal medieval, teve como terceiro neto o conhecido frade Paio Peres Correia, que foi o mestre da Ordem de Santiago com poder em todas as terras da Espanha. [1]

Foi o senhor feudal de antiga Farelães também denominada como Farelães, povoado da localidade de Torgueda, em Vila Real. [2]

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi pai de Soeiro Pais Correia[3]. (1150 -?) documentado no século XII e casado com Urraca Oeriz Guedeão, filha de Oer Guedaz Guedeão (1180 -?) e de Aragunte Gomes[4][5].

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Felgueiras Gayo, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989, vol. IV-pg. 433 (Correias)

Referências

  1. a b c Família Correia.
  2. Geocities.ws
  3. Casa de Fralães.
  4. Mattoso, José João da Conceição Gonçalves. Ricos-homens, infantes e cavaleiros: a nobreza medieval portuguesa nos séculos XI e XII. Lisboa: 1982.
  5. José Augusto de Sotto Mayor Pizarro, Linhagens Medievais Portuguesas - 3 vols, Universidade Moderna, 1ª Edição, Porto, 1999.