PakFront

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"PakFront, ou comumente conhecida como "Frente Anti Tanque", foi uma formação tática defensiva , desenvolvida pelas Forças Blindadas Alemãs na Segunda Guerra Mundial. Esta formação foi logo copiada e aprimorada pelos soviéticos durante a campanha da Frente Oriental e utilizada com grande efeito na Batalha de Kursk.[1]

Conceito[editar | editar código-fonte]

Bateria de artilharia de obuses Model.18 na área Kursk, 21 de junho de 1942; Segunda Batalha de Kharkov.

Durante os grandes ataques soviéticos blindados na frente Leste em 1941-1942, os alemães rapidamente perceberam que suas armas antitanques, que inicialmente eram operadas individualmente ou em pequenos grupos, e sem nenhum comando central, eram rapidamente esmagados pela superioridade numérica dos soviéticos .
O "pakfront" foi então desenvolvido para combater esta superioridade. Um grupo de até dez armas foram colocadas sob o comando de um oficial. Ele era responsável por designar alvos e dirigir o fogo de suas armas. Isso permitiu aos alemães tornarem-se mais eficientes no fogo defensivo.
O fogo das armas eram direcionadas a alvos separados e, em seguida, disparando ao mesmo tempo, maximizando o efeito surpresa e minimizando a chance de fogo de retorno.

A tática mostrou-se extremamente eficaz, e logo os soviéticos a haviam copiado, muitas vezes usando pakfronts múltiplos em cooperação com campos minados, valas antitanque e outros obstáculos para canalizar os blindados inimigos em sua linha de fogo.
Os soviéticos também desenvolveram uma extensão da tática, baseada em emboscadas, em que todas as armas deviam ser dirigidas a um único alvo particularmente valioso ou fortemente blindado. Os impactos combinados visavam principalmente garantir um alto grau de acerto, sem precisar muitas correções de tiro. Esta técnica foi especialmente eficaz contra tanques de comando alemão, isto desestabilizava a formação, permitindo em algumas vezes a dispersão dos tanques.


Referências

  1. Coleção 70º Aniversário da Segunda Guerra Mundial - Fascículo 21, Abril Coleções 2009, Pag. 127

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Coleção 70º Aniversário da Segunda Guerra Mundial - Fascículo 21, Abril Coleções 2009
  • Young, Peter Brigadeiro - Círculo do Livro, 1980 - Pag. 162 a 169

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Batalha de Kursk
Erich von manstein

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.