Palácio Lobanov-Rostovsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio Lobanov-Rostovsky
Дом Лобанова-Ростовского
Palácio Lobanov-Rostovsky
Fachada do Palácio
Tipo
Estilo dominante Neoclássico e Império
Arquiteto Auguste de Montferrand
Início da construção 1817
Fim da construção 1820
Geografia
País Rússia
Coordenadas 59° 56' 05" N 30° 18' 29" E

O Palácio Lobanov-Rostovsky ou a Residência Lobanov-Rostovsky (em russo: Дом Лобанова-Ростовского) é um edifício na Avenida Admiralteysky, em São Petersburgo, na Rússia, construído entre 1817 e 1820 para o Príncipe A.Y. Lobanov-Rostovsky.[1] Hoje, o edifício abriga um hotel de luxo na cadeia de hotéis da Hotéis e Resorts Four Seasons, sob o nome de Four Seasons Hotel Lion Palace, se referindo aos dois Leões de Medici na entrada principal.[2]

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

O estilo Neoclássico ou Império é um dos primeiros trabalhos do arquiteto Auguste de Montferrand.[1] O edifício triangular está entre a Avenida Admiralteisky, a Avenida Voznesensky e a Praça de São Isaac.

A entrada principal, na Avenida Admiralteisky, tem um pórtico de oito colunas de frente para o Almirantado de São Petersburgo, e sua varanda é guardada por leões de mármore branco Medici feitos pelo escultor Paolo Triscorni em pedestais de granito.[1][3] As esculturas de Triscorni ficaram famosas por Pushkin em seu último longo poema, The Bronze Horseman.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1824, o mezanino e o primeiro andar da residência foram alugados ao Ministério da Guerra do Império Russo por 63.000 rublos por ano. Em 23 de junho de 1828, todo o edifício foi comprado pelo Ministério da Fazenda por um milhão de rublos, e entre 1829 e 1830 foi restaurado para atender às necessidades do Ministério. Abrigou os principais estabelecimentos do Ministério até sua dissolução em 1918.

Depois de outubro de 1917, havia uma Academia Político-Militar, um museu aeronáutico e um dormitório localizado no edifício. A partir de 1946, o Project Institute no. 1, a organização principal para a concepção de edifícios industriais e complexos, foi sediado no edifício.

Em 2009, iniciou-se um projeto para restaurar o edifício para a cadeia de Hotéis e Resorts Four Seasons, que estava originalmente programado para ser inaugurado em 2011,[4] e depois adiado para o início de 2012 e depois novamente para meados de 2013.[5] O projeto foi subsequentemente terminado, e o hotel começou a funcionar como o Four Seasons Hotel Lion Palace.[2]

Referências

  1. a b c encspb.ru
  2. a b http://www.fourseasons.com/stpetersburg/
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 23 de dezembro de 2016. Arquivado do original em 16 de fevereiro de 2010 
  4. http://www.max4object.com/wp/?p=844
  5. http://lionpalace.ru/
Ícone de esboço Este artigo sobre um palácio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.