Palácio Soestdijk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio Soestdijk
Tipo palácio
Administração
Proprietário(a) Guilherme III de Inglaterra, Dutch State
Website oficial
Geografia
Coordenadas 52° 11' 36" N 5° 16' 46" E
Localização Baarn - Países Baixos
Patrimônio Rijksmonument

O Palácio Soestdijk (em neerlandês Paleis Soestdijk) é um dos quatro palácios oficiais da família real dos Países Baixos. Consiste em um bloco central e duas alas.

História[editar | editar código-fonte]

Embora seja nomeado a partir do vilarejo de Soestdijk, localizado em grande parte no município de Soest, o palácio está situado logo ao norte da fronteira com o município de Baarn, na província de Utrecht. Foi residência da rainha Juliana dos Países Baixos por cerca de seis décadas. Ela e seu marido, o príncipe Bernardo de Lippe-Biesterfeld, viveram aqui até a morte de ambos, em 2004.

O palácio foi originalmente construído como uma cabana de caça, 1638 para o regente da Amesterdã Cornelis de Graeff, e entre 1674 e 1678, para o príncipe Guilherme de Orange, que era também stadtholder dos Países Baixos. O arquiteto, Maurits Post, também foi o responsável pelo projeto de dois outros palácios reais, o Huis ten Bosch e o Palácio Noordeinde. Guilherme deixou seu país em 1688, ao mudar-se para Londres para viver como Guilherme III da Inglaterra, em virtude de seu casamento com Maria II.

O palácio em 1750.

Durante a invasão francesa em 1795, o palácio foi apoderado como espólio de guerra e transformado em uma estalagem pelas tropas francesas. Quando Luís Bonaparte se tornou rei da Holanda, ele aumentou e inclusive remobiliou Soestdijk. Entretanto, não morou aqui por muito tempo, e o palácio ficou abandonado até sua abdicação, em 1810[1].

Foi presenteado a Guilherme II dos Países Baixos em 1815, em reconhecimento aos seus serviços na Batalha de Waterloo. Em 1842, recebeu móveis neoclássicos de seu ex-palácio em Bruxelas, hoje chamado Palais des Académies.

Soestdijk tornou-se propriedade do Estado em 1971. Permaneceu inabitado por um ano antes de sua abertura ao público.

Referências

  1. «História do Palácio Soestdijk (em inglês)». Consultado em 29 de agosto de 2008. Arquivado do original em 15 de junho de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Palácio Soestdijk