Palácio da Deputação de Pontevedra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio da Deputação de Pontevedra

Fachada da Deputação de Pontevedra

História
Arquiteto
Arquitetura
Estilo
Administração
Ocupante
Diputación Provincial de Pontevedra (en)
Proprietário
Diputación Provincial de Pontevedra (en)
Website
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Palácio da Deputação de Pontevedra, em Pontevedra, na Espanha, é a sede da deputação provincial desta cidade galega. Está localizado entre a Alameda de Pontevedra e o Parque das Palmeiras.

História[editar | editar código-fonte]

A Deputação Provincial de Pontevedra foi constituída em 1836, a última das quatro províncias galegas. Durante décadas, teve a sua sede no inutilizado convento de São Francisco, antes de se instalar no actual Palácio da Gran Vía de Montero Ríos. Foi na década de 1870 do século XIX que o projecto de uma nova sede foi empreendido, devido aos elevados custos de manutenção da sede do convento.

Em 1882, Domingo Rodríguez Sesmero e o seu filho Alejandro Sesmero apresentaram uma proposta para o novo palácio em estilo clássico. No entanto, o projecto final seria diferente : mostraria a influência do estilo eclético e do sentido decorativo de Alejandro Rodríguez-Sesmero, ao adoptar certos elementos da Câmara Municipal de Pontevedra.[1] Em 1883, o projecto foi aprovado e o trabalho foi adjudicado, sob a direcção de Daniel Rodríguez Vaamonde, que foi substituído por Antonio Crespo e Siro Borrajo. Em 1884, a Deputação Provincial de Pontevedra comprou o terreno onde fica o actual Palácio à Câmara Municipal de Pontevedra. Os trabalhos começaram em 1 de Março de 1884 e continuaram até 8 de Novembro de 1890.

O edifício será especialmente adaptado às necessidades de distinção, simbolismo e grandiloquência dos finais do século XIX.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Alejandro Sesmero desenhou um grande palácio para uso administrativo e optou por combinar elementos de outros períodos, incluindo a arquitetura clássica, renascentista e barroca.

O palácio pertence ao estilo eclético, com elementos e conceitos inspirados na arquitetura francesa. É feito de pedra, tem uma planta quadrada e dois andares. A fachada está organizada simetricamente, com um corpo central e dois outros lados ligeiramente salientes, com pedras cortadas em relevo. Uma grande escadaria leva à entrada principal, inspirada em um arco do triunfo, com arcos de volta perfeita, emoldurados por colunas com caneluras com capitéis iônicos.

O piso superior tem uma grande varanda com balaustrada e três outros arcos de volta perfeita emoldurados por colunas coríntias também com caneluras. Estas colunas emolduram as janelas do salão nobre.[2] Acima, há três óculos e um frontão triangular com o brasão da província de Pontevedra. Nos cantos do edifício, as janelas são encimadas com frontões semicirculares. São decorados com lintéis com conchas de vieiras.

A decoração exterior, de alvenaria delicada, é inserida nas molduras à volta das janelas de lintel e nas decorações por cima dos lintéis, com volutas, palmetas e rocalhas.

No interior, a monumental escadaria e a iluminação através de grandes clarabóias no telhado são notáveis. No rés-do-chão, há um vestíbulo central sobre grandes pilares, encimado por uma grande clarabóia e um vitral com o brasão da província de Pontevedra. A sala plenária é decorada com estuque de época. Materiais inovadores para o período foram utilizados no interior do edifício, tais como ferro nas janelas e no sótão.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «El proyecto de la obra cumbre de Sesmero cumple 130 años». La Voz de Galicia (em espanhol). 21 de fevereiro de 2013 
  2. «Así es por dentro el Palacio Provincial de la Diputación de Pontevedra». Faro (em espanhol). 28 de novembro de 2016 

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Palácio da Deputação de Pontevedra

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Aganzo, Carlos: "Pontevedra. Ciudades con encanto ". El País-Aguilar. Madrid, 2010. ISBN 978-8403509344
  • Fontoira Surís, Rafael: "Pontevedra monumental". Diputación Provincial de Pontevedra. Pontevedra, 2009. ISBN 978-84-8457-327-2
  • Riveiro Tobío, Elvira: "Descubrir Pontevedra". Edições do Cumio. Pontevedra, 2008. ISBN 9788482890852.

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]