Palácio da Liberdade (Curitiba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Palácio da Liberdade, antiga sede do governo do Paraná de 1892 até 1937 e atual sede do Museu da Imagem e do Som de Curitiba, Brasil.

Palácio da Liberdade é um prédio histórico localizado em Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná.[1][2][3] Situado na Rua Barão do Rio Branco[3], o edifício é sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná. De arquitetura eclética, referência das nobres edificações da cidade construídas entre a segunda metade do século XIX e início do século seguinte, possui estilo neoclássica greco-romana[1].

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 1870, o engenheiro (de origem italiana) Ernesto Gaita[2] foi contratado para construir uma residência para o seu colega Leopoldo Ignácio Weiss (a quem atribui-se, em parte, a arquitetura do imóvel), ao qual foi concluída no final dos anos de 1880 e estando, esta, localizada numa das ruas mais movimentadas da Curitiba do final do século XIX: a Rua da Liberdade (atual Rua Barão do Rio Branco).

A então residência de Ignácio Weiss mudou de proprietário em 1890[3], quando o recém governo republicano brasileiro adquiriu, para a União (mais precisamente, a Fazenda Nacional), o imóvel, transformando-o no Palácio da Liberdade, sede do Governo Estadual e residência para o presidente do estado. Em pouco tempo, o imóvel passou a ser propriedade definitiva do Estado do Paraná e até 1937 foi sua sede[2]. As décadas seguintes, o palácio abrigou vários departamentos públicos, como a Secretaria do Interior e Justiça, a COSIPE, a Secretaria de Obras Públicas e em 1989[3] transformou-se em sede do MIS-PR (Museu da Imagem e do Som do Paraná), estando, a partir de 2002, fechado ao público e aguardando reformas em toda a sua estrutura[1].

Em 20 de junho de 1977[1], o Palácio da Liberdade foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Paraná, como edifício de referência histórica do século XIX para a cultura local e estadual[2].

O imóvel, além de apresentar suas linhas arquitetônicas de época, possui um grande vitral, no centro do prédio, e um mural de artista Poty Lazzarotto[3], localizado no pátio externo.

Referências

  1. a b c d PRÉDIO DO PALÁCIO DA LIBERDADE - Antigo Palácio do Governo (atual Museu da Imagem e do Som) - Prédio onde funcionou a Secretaria do Interior e da Justiça. Palácio da Liberdade - Antigo Palácio do Governo Site da Secretária de Estado da Cultura do Estado do Paraná - Coordenação do Patrimônio Cultural — acessado em 1 de fevereiro de 2013
  2. a b c d Prédio do Museu da Imagem e do Som será inteiramente restaurado - Cerca de R$ 1,750 milhão serão investidos para reestruturação do edifício histórico Site da Secretária de Estado da Cultura do Estado do Paraná - Notícias — acessado em 5 de fevereiro de 2013
  3. a b c d e À espera de um novo MIS - Depois de 10 anos fechada, sede do Museu da Imagem e do Som começa a ser restaurada no mês que vem. Obra custará cerca de R$ 1,750 milhão Portal do Jornal Gazeta Maringá (Grupo GRPCOM) — acessado em 10 de fevereiro de 2013