Palais de la découverte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palais de la découverte
Palais de la découverte
Palais de la découverte
Tipo museu, casa de shows
Inauguração 1937 (87 anos)
Operador(a) Universcience
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 48° 51' 58" N 2° 18' 39" E
Mapa
Localidade Grand Palais
Localização 8.º arrondissement de Paris - França

O Palais de la découverte (Palácio da Descoberta) é um museu e centro cultural científico de Paris. É instalado em 25 000 m² na ala oeste do Grand Palais, no 8.º arrondissement.

História[editar | editar código-fonte]

Salão do palácio.

Jean Perrin projetou o Palais de la découverte, desde 1934[1] e o criou em 1937 a fim de mostrar a todos os públicos "a ciência em treino de se fazer". Foi um caso de "deixar a ciência dos laboratórios", para fazer o público participar do nascimento da descoberta das ciências, fonte principal do progresso. Ele confiou então a Raymond Grégoire, pesquisador do laboratório Curie do Instituto do Rádio, a concepção e a organização do espaço dedicado à radioatividade. Paul Valéry escreveu então uma descrição entusiasta que se pode encontrar em sua coleção de Vistas sobre o mundo atual.

Enquanto era para ser provisória e fechar após o fim da Exposição de 1937, o sucesso encontrado decidiu o governo para perpetuar pelo decreto de 8 de abril de 1938 que a associa com o Fundo Nacional de Ciências[1][2]. Em 9 de janeiro de 1940, um novo decreto é associado desta vez à Universidade de Paris[3].

Na década de 1970, seu caráter formal foi desaparecendo pouco a pouco, e as experiências se tornaram pouco a pouco mais interativas.

Em 1972, o decreto n° 72-367 28 de abril, transformou o Palais de la découverte em instituição pública autônoma[4]. Em 1990, recebeu o status de grande instituição seguinte ao decreto n° 90 de 99 de 25 de janeiro[5].

Desde 1 de janeiro de 2010, o Palais de la découverte e a Cité des sciences et de l'industrie foram agrupadas em uma EPIC comum nomeada Universcience[6].

Posicionamento[editar | editar código-fonte]

Na origem, enquanto que o Museu de Ciência em Londres e o Deutsches Museum em Munique por exemplo lidam com toda a pesquisa e suas aplicações práticas e técnicas, e o Palais obedece a um desejo presente investigação fundamental e seus métodos - enquanto a técnica está hospedado no Museu de Artes e Ofícios. As seções são a fluorescência, fosforescência, óptica, descargas em gases, eletrostática, o pêndulo de Foucault, raios catódicos, raios X, biologia, planetário.

Este caráter desapareceu gradualmente a partir da década de 1970 (a crítica de novos projetos, tais como de Denis Buican, afirmam que o Palais parece mais uma quermesse). Por exemplo, o museu não incluía um refrigério nesta época. No lugar de refrigério atual fica uma enorme coluna de vidro, demonstrando que a natureza não tem mais "horror ao vácuo", passada uma certa altura de água.

Mediação oral[editar | editar código-fonte]

Um mediador em ação.

Por falta de tempo ou de meios, a maioria dos principais experimentos científicos não são mostrados para os alunos que por diagramas e, mais raramente, por filmes. A experiência é logo esquecido, apenas o resultado, o teórico do direito, para ser armazenado na memória. No entanto, a maioria dos jovens que haviam anteriormente participado ativamente de manifestações, tais como o eletrostática ou o nitrogênio líquido foram memorizar melhor os fenômenos, porque eles foram associados com uma experiência de mudança de vida. O tamanho dos experimentos e a dramatização de sua apresentação foram para reforçar a memória de longo prazo.

No entanto, se ele pode ser de interesse para a ciência e das manipulações experimentais, um conceito científico não é sempre fácil de compreender. Além disso, o diálogo dos jovens com um mediador científico apaixonado é inestimável e mesmo muitas vezes indispensável. As manifestações do Palais de la découverte – apresentações de mediadores de experiências realizadas em conluio com o público – envolver os jovens em uma aventura que, muitas vezes, lhes dá uma nova imagem da ciência.

A experiência da gaiola de Faraday no Palais de la découverte.

Por exemplo, quando um visitante instalado no carrossel inercial lança uma bola à sua frente vizinho, ele descobre com surpresa que a trajetória é curva. Tais situações, em que o senso comum é colocar em padrão, são atuais em 20 salas de apresentações durante um dos mais de 80 diferentes apresentações que são feitas em uma base diária. Este dispositivo, em que o visitante é confrontado com uma experiência real confuso é uma das chaves para o sucesso do Palácio. A partir de um questionamento e bem focado, o provedor de justiça levará a público o mais longe possível em uma aventura de conhecimento.

Uma vez que a sua atenção é capturada, o visitante pode iniciar o caminho para a descoberta de um conceito previamente não entendeu.

A exposição Dinosaures.

Se ele é capaz de satisfazer um público exigente, o Palais de la découverte propõe, acima de tudo, o objetivo de popularização da ciência. Suas exposições, tais como os dinossauros, desenham em um público familiar, dado o caráter não-estritamente científico das grandes reconstruções e modelos animados, muito realistas, dos dinossauros.

Os visitantes são encorajados a jogar com o pesquisador: observar, comparar as cenas para fazer a sua própria ideia e, em seguida, discutir com um verdadeiro cientista, cujo objetivo é apresentar experiências atraentes para dar às crianças as chaves para entender a ciência e a se interessarem.

Referências

  1. a b Raichvarg, Daniel (2005). Gallimard, ed. Sciences pour tous ?. Col: Sciences et techniques, 467. Paris: Découvertes Gallimard. p. 73. 127 páginas. ISBN 2-07-030041-2 .
  2. Decreto de 8 de abril de 1938 relativo à anexação do Palácio da Descoberta ao Fundo Nacional de Pesquisa Científica, JORF 89 de 13 de abril de 1938, p. 4387.
  3. Decreto de 9 de janeiro de 1940 anexando o Palácio da Descoberta à Universidade de Paris, JORF 9 de 10 de janeiro de 1940, p. 278.
  4. Decreto 72-367 de 28 de abril de 1972, atribuindo a personalidade civil e a autonomia financeira ao Palácio da Descoberta e relacionado à sua organização administrativa e financeira, JORF 108 de 7 de maio de 1972, p. 4718–4720, em Légifrance.
  5. Decreto 90-99 de 25 de janeiro de 1990 sobre a organização do Palácio da Descoberta, JORF 25 de 30 de janeiro de 1990, p. 1238–1240, NOR MENT8902676D, em Légifrance.
  6. Decreto 2009-1491 de 3 de dezembro de 2009 que estabelece o Estabelecimento Público do Palácio da Descoberta e da Cidade das Ciências e da Indústria, JORF 281 de 4 de dezembro de 2009, p. 21016, texto 33, NOR MCCX0924830D, em Légifrance.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]