Palavra de baixo calão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Palavrão)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Uma palavra de baixo calão (dito popular, norma culta da língua portuguesa use apenas "palavra de calão" - o termo baixo é pleonasmo), popularmente conhecida como palavrão, é um vocábulo que pertence à categoria de gíria e, dentro desta, apresenta cunho chulo, impróprio, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral sob o ponto de vista de algumas religiões ou estilos de vida. Palavras de baixo calão, calão de baixo nível em Portugal ou simplesmente, palavrões, são formas inadequadas na norma culta da língua portuguesa e geralmente usados de forma popular e coloquial, exceto por licença poética.

Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Representação comum do palavrão em histórias em quadrinhos.

Em geral, nas histórias em quadrinhos infantis e infanto-juvenis, a fim de não chocar ou horrorizar os leitores (que são em sua esmagadora maioria crianças e adolescentes), bem como de manter a integridade da norma culta, os balões de fala representam os palavrões com grafismos, sejam desenhos como lagartos, bombas, ou caracteres como a tralha ("jogo-da-velha, também conhecida como "hashtag"" ou antífen), arrobas, além de nuvem de chuva, crânio, ossos, punhal com lâmina retorcida, cobras, espirais, espinhos e outros permitidos pela imaginação do roteirista.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Em séries de TV (geralmente em animações), com a mesma intenção dos roteiristas de histórias em quadrinhos, usam-se sons para substituir a tal palavrão, como por exemplo, no episódio "A Palavra Feia", da 3ª temporada de Os Sete Monstrinhos, mas em outros desenhos mais destinados a adultos, tais como Rick e Morty e Fudêncio e Seus Amigos, não têm as expressões de baixo calão censuradas. A prática de censura de palavrões é parodiada por South Park no episódio "It Hits the Fan", abertura da quinta temporada, em 2001; nele, os personagens começam a dizer a palavra "shit" várias vezes após ouvi-la sem censura na televisão. Um contador na parte de baixo da tela contabiliza o número de vezes que o palavrão é pronunciado ao longo do episódio, chegando a 162 ao final.

Dicionários[editar | editar código-fonte]

Os dicionários de maior prestígio divergem quanto à classificação dessas palavras e de suas acepções entre ofensivas ou populares (com rubricas como tabuísmo, chulo, plebeísmo e popular). As palavras formam uma coisa ofensiva (tipo alguns palavrões).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.