Palawan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palawan
Palawan está localizado em: Filipinas
Palawan
9° 30' N 118° 30' E
Ph locator palawan calamianeilanden.png
Geografia física
País Filipinas
Localização 9° 30′ N 118° 30′ E
Arquipélago Filipinas
Ponto culminante Mantalingajan, 2054 m
Área 12189  km²
Geografia humana
População 430000
Densidade 35,28 hab./km²
Palawan - Tropical Hut.jpg
Praia em Palawan

Palawan é uma ilha das Filipinas, a maior da província de Palawan com 12189 km² e cerca de 430.000 habitantes. Encontra-se pouco desenvolvida e silvestre, com abundante vida selvagem, selvas e montanhas. As praias são de areia branca, o que as torna uma grande atração turística. A sua costa norte é banhada pelo Mar da China Meridional, e a costa sul forma o limite norte do Mar de Sulu.[1]


História[editar | editar código-fonte]

A ilha foi o palco da batalha de Palawan em 1945. Uma dúzia de navios japoneses afundados encontra-se entre 10 e 43 metros de profundidade perto das suas costas e das ilhas próximas, como Busuanga e Coron[2].

Biodiversidade[editar | editar código-fonte]

A planta carnívora Nepenthes attenboroughii é endémica do Monte Victoria, uma montanha de rocha ultrabásica no centro da ilha.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Uma parte importante do turismo em Palawan está relacionada com o mergulho: as costas da ilha são consideradas dos melhores locais do mundo para esta atividade.

A capital da província é Puerto Princesa. Como atrações turísticas a destacar, há um rio subterrâneo de cerca de 8 km que se pode visitar e percorrer em barco, a zona do norte chamada "El Nido", com variadas paisagens e zonas de mergulho e uma frondosa selva, área declarada de interesse mundial pela Unesco.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Entrada de um rio subterrâneo em Palawan.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia das Filipinas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.