Palazzo Chiericati

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fachada do Palazzo Chiericati em Vicenza.

O Palazzo Chiericati é um edifício renascentista, obra do arquitecto Andrea Palladio. Encontra-se em Vicenza, sendo sede do Museu Cívico desde o século XIX e, mais recentemente, da pinacoteca cívica, a qual compreende colecções de gravuras, desenhos, numismática, estatuária medieval e moderna. Entre as obras mais importantes Diana e Atteone (1725) por Giambattista Pittoni. O palácio está inserido na lista do Património da Humanidade pela UNESCO.

História[editar | editar código-fonte]

Esquina no Corso Palladio.
Fachada do Palazzo Chiericati.

O Palazzo Chiericati foi encomendado pelo Conde Girolamo Chiericati em 1550. Os trabalhos foram iniciados por Palladio em 1551 e prolongaram-se até 1557, ano em que foram interrompidos devido à morte do dono da obra; o filho deste, Valerio Chiericati, limitou-se a mandar afrescar os espaços internos, reunundo uma notável equipa de artistas. O palácio permaneceu incompleto por mais de um século, interrompido no quarto vão, sendo concluído somente por volta de 1680, seguindo os desenhos do projectista (do qual decorria o centenário da morte), presentes nos Quattro Libri dell'Architettura. O corpo ocidental do pátio foi realizado no século XIX. Por outro lado, Giovanni Miglioranza demoliu a casa confinante que delimitava a passagem da Piazza dell'Isola no Corso Palladio, mudando o contexto original.

Vista parcial da colunata.

O palácio, de notáveis dimensões, foi construído numa zona ampla, pouco definida do ponto de vista urbanístico, que se definia habitualmente como "Piazza dell'Isola" (actual Piazza Matteotti) por causa da sua posição particular: aparecia de facto uma ilhota circundada por dois rios, o Retrone e o Bacchiglione que confluiam um no outro. A ilha fazia antigamente de porto fluvial e na piazza existia o mercado de madeira e gado. Para proteger a estrutura das frequentes inundações devidas a tal localização (e da passagem dos animais), Palladio decidiu projectá-lo acima do nível do solo, sendo possível acedê-lo através duma escada frontal e duas laterais de gosto clássico.

Palladio utilizou neste edifício uma tipologia inédita para a época nas residências citadinas, a qual recorda em parte a das suas villas. O palácio é constituído por um corpo central com duas alas simétricas ligeiramente recuadas, dotadas de grandes loggias ao nível do piano nobile (andar nobre). A harmoniosa fachada está estruturada em duas ordens sobrepostas, solução até então mais utilizada para uma residência privada de cidade, com uma coroação de estátuas. O arquitecto, no projecto das salas, introduziu um estratagema original, misturando elementos clássicos de forma inovadora: todas as salas são rectangulares em proporção áurea, com a base maior do comprimento de cada uma igual à base menor da que lhe fica adjacente.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Pormenores da decoração dos tectos do Palazzo Chiericati.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Palazzo Chiericati


Palácios e Villas de Andrea Palladio Andrea Palladio
Palácios: Basilica PalladianaCasa CogolloPalazzo AntoniniPalazzo Barbaran da PortoPalazzo del CapitaniatoPalazzo ChiericatiPalazzo CivenaPalazzo Dalla TorrePalazzo PojanaPalazzo Porto (Contrà Porti)Palazzo Porto (Piazza Castello)Palazzo PretorioPalazzo SchioPalazzo ThienePalazzo Thiene Bonin LongarePalazzo Valmarana
Villas: Villa AngaranoVilla ArnaldiVilla BadoerVilla BarbaroVilla CaldognoVilla CapraVilla ChiericatiVilla ContariniVilla CornaroVilla EmoVilla Forni CeratoVilla FoscariVilla Gazzotti GrimaniVilla GodiVilla PioveneVilla Pisani (Bagnolo di Lonigo)Villa Pisani (Montagnana)Villa PojanaVilla Porto (Molina di Malo)Villa Porto (Vivaro di Dueville)Villa RepetaVilla SaracenoVilla SeregoVilla Thiene (Quinto Vicentino)Villa Thiene (Cicogna)Villa Trissino (Cricoli)Villa Trissino (Meledo di Sarego)Villa Valmarana (Lisiera)Villa Valmarana (Vigardolo)Villa Zeno