Palazzo Fredi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Palazzo Fredi é um palácio renascentista localizado no começo da Via degli Specchi, no rione Regola de Roma, bem na esquina com a Via di Santa Maria di Monticello no canto da Piazza Benedetto Cairoli[1].

História[editar | editar código-fonte]

Este palácio foi construído para a família dos Fredi — um dos membros era Felice de Fredis, que descobriu, em 1506, a famosa estátua de Laocoonte durante a reforma em seu vinha[1] — no início do século XVI. No século XIX, o edifício foi reformado, mas foram conservados alguns elementos originais, com as janelas arquitravadas do primeiro piso e na esquina está conservada uma coluna que separava na fachada, em sua aparência renascentista, as janelas. No piso térreo foram abertas mais recentemente várias aberturas comerciais[2].

No primeiro piso ainda estão preservadas, na base da varanda, algumas mísulas romanas antigas[2]. O portal, emoldurado e arquitravado, conserva ainda o escudo sobre o qual, possivelmente, ficava o brasão dos Fredi; na arquitrave está a inscrição "PRORA ET PUPPIS EST VIVERE" ("Prora e Poppa vivem"). Um fato curioso sobre esta família é que um descendente se mudou para a França e deu origem ao Ramo dos Frédy De Coubertin, ao qual pertence o barão Pierre Frédy De Coubertin, o responsável por reviver, em 1896, os Jogos Olímpicos Modernos[2].

Referências

  1. a b «Palazzo Fredi» (em italiano). InfoRoma 
  2. a b c «Via degli Specchi» (em italiano). Roma Segreta 
Ícone de esboço Este artigo sobre um palácio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.