Palazzo Guglielmi Gori

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palazzo Guglielmo Gori hoje e em 1754
Vista atualmente
Gravura de Giuseppe Vasi (1754) no mesmo local.
Nas duas imagens, o grande Palazzo Odescalchi aparece à direita e o Palazzo Ruffi está ao lado (com uma residência ainda existente entre eles). É possível verificar o resultado da reforma de Gaetano Koch no final do século XIX, que eliminou completamente os aspectos renascentistas do edifício.
No final da Piazza dei Santi Apostoli (meio da foto, no fundo) estão o Palazzo Valentini (dir.) e o Palazzo delle Assicurazione Generali (esq.). Do outro lado da praça (à esquerda na foto), estão o Palazzo Colonna e a basílica dos Santi Apostoli.

Palazzo Guglielmo Gori, conhecido também como Palazzo Ruffi[1], é um palácio eclético localizado na esquina da Piazza dei Santi Apostoli com a Via Cesare Battisti, no rione Trevi de Roma[2].

História[editar | editar código-fonte]

O palácio foi originalmente construído no século XVI para a família Cybo e passou depois para os Altemps, Isimbardi, à Santa Casa di Loreto e finalmente aos Ruffo, que, como recorda uma placa na escadaria monumental, ali receberam o imperador José II da Áustria[3]. Nesta época, em meados do século XVIII, o cardeal Tommaso Ruffo (m. 1753) encomendou uma reestruturação do palácio ao arquiteto Giovanni Battista Contini[2]. Em 1873, os Ruffo encomendaram uma nova reforma completa do palácio ao famoso arquiteto Gaetano Koch, responsável por eliminar completamente o aspecto renascentista do edifício em favor de um estilo mais eclético típico do final do século XIX[3].

Em 1892, o nobre Achille Gori Mazzoleni adquiriu o palácio dos herdeiros de Ruffo e, apenas oito anos depois, em 1900, o edifício passou para os Guglielmi de Vulci através do casamento de Enrica Mazzoleni com Giulio Guglielmi di Vulci[2][3][1].

Em 2002, o edifício foi novamente restaurado, desta vez pela arquiteta Augusta Desideria Pozzi[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Palazzo Odescalchi» (em inglês). Rome Art Lover 
  2. a b c d «Palazzo Guglielmi Gori» (em italiano). InfoRoma 
  3. a b c «Piazza dei Santi Apostoli» (em italiano)