Palermo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Palermo (desambiguação).

Predefinição:Info/Cidade Na Itália Palermo (em siciliano Palermu) é uma comuna italiana, capital da Cidade metropolitana de Palermo e da Região Siciliana, sendo a maior cidade da ilha da Sicília. Está localizada na costa norte da ilha, estendendo-se por uma área de 158 km².[1] [2] [3] É a quinta mais populosa cidade italiana,e o principal centro cultural, histórico e econômico da Sicília. Sua população, em 2005, era de 721 163 habitantes e a densidade demográfica, 4 564 hab/km². O aglomerado urbano conta com cerca de 860 000 habitantes e a área metropolitana (constituída de 27 comunas), 1 036 954 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

No ano 734 a.C. os Fenícios vindos de Tiro criaram no local uma comunidade comercial enquanto os Sículos (habitantes mais antigos da ilha) ocupavam a parte oriental da ilha. Entre os séculos VIII e VI a.C. os gregos colonizaram a ilha deram o nome Panormos para a cidade. Continuou sendo cidade fenícia até à primeira guerra púnica (264-241 a.C.) quando a Sicília foi conquistada pelos Romanos.

UNESCO[editar | editar código-fonte]

A UNESCO inscreveu Palermo como Patrimônio Mundial por "ser um exemplo de sincretismo sócio-cultural entre as culturas Ocidental, Islâmica e Bizantina na ilha que gerou novos conceitos de espaço, estrutura e decoração. Também testemunha a coexistência frutífera de pessoas de diferentes origens e religiões"[4]

Pix.gif Palermo árabe-normanda e as Catedrais de Cefalù e Monreale *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Palermo-13.jpg
País  Itália
Tipo Cultural
Critérios ii, iv
Referência 1487
Região** Europa
Coordenadas 38° 6′ N 13° 21′ E
Histórico de inscrição
Inscrição 2015  (39ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.


Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat. 
  2. «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat. 
  3. «[[Istituto Nazionale di Statistica]]» (em italiano). Statistiche I.Stat.  Ligação wiki dentro do título da URL (Ajuda)
  4. Palermo. UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês ; em espanhol. Páginas visitadas em 19/08/2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Palermo