Palhetada alternada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Palheta alternada)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

Palhetada alternada é uma técnica de guitarra, baixo e outros instrumentos que consiste em usar a palheta aumentar a velocidade de execução de riffs e solos.

Sem a palhetada alternada um bom solo não é impossível, porém essa forma de tocar enriquece o solo, dependendo, obviamente, do estilo da música. Um dos melhores guitarristas do mundo a utiliza-la, segundo alguns, é Saul Hudson, o famoso Slash.

Técnica[editar | editar código-fonte]

Para executar esta técnica, basta simplesmente tocar em alguma corda da guitarra usando os dois sentidos do movimento da palheta (para cima e para baixo). Isto cria um efeito interessante e, se tocado muito rápido, acentua a sensação de agressividade do solo.

Um entusiasta desta técnica é John Petrucci, guitarrista do Dream Theater. Como cada palhetada deixa um ruído ao acertar a corda (principalmente com distorção), alguns evitam usar muito esta técnica ou nem sequer a usam, como Michael Romeo, do Symphony X, que faz boa parte do solo usando somente tappings e legatos (notas ligadas, sem palhetadas entre elas). Uma das músicas em que se usa é "Knights of Cydonia".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.