Palhetada alternada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Palheta alternada)

Palhetada alternada é uma técnica aplicada a diversos instrumentos de corda, tais como guitarra elétrica, bandolim, cavaquinho, entre outros. Consiste em ferir a corda em movimentos alternados para baixo e para cima, aproveitando-se assim o movimento de retorno da palheta e com isto dobrando-se a velocidade de execução de notas.

É uma técnica elementar destes instrumentos, porém de extrema dificuldade para ser perfeitamente dominada devido ao altíssimo grau de precisão necessária.

Técnica[editar | editar código-fonte]

Para executar esta técnica, basta simplesmente tocar em alguma corda dos instrumentos acima mencionados, usando os dois sentidos do movimento da palheta (para baixo e para cima). Isto cria um efeito interessante e, se tocado muito rápido, acentua a sensação de agressividade/agilidade da frase musical em questão.

Um entusiasta desta técnica é John Petrucci, guitarrista do Dream Theater. Como cada palhetada deixa um ruído ao acertar a corda (principalmente com distorção), alguns evitam usar muito esta técnica ou nem sequer a usam, como Michael Romeo, do Symphony X, que faz boa parte do solo usando somente tappings e legatos (notas ligadas, sem palhetadas entre elas). Uma das músicas em que se usa é "Knights of Cydonia".

Grandes Mestres[editar | editar código-fonte]

Tal Farlow

Johnny Smith

Pat Martino

Django Reinhardt

Larry Coryell

Lee Ritenour

Larry Carlton

Wayne Krantz

George Benson

John McLaughlin

Al Di Meola

Steve Morse

John Goodsall

Steve Lukather

Eddie Van Halen

Uli John Roth

Vinnie Moore

Yngwie Malmsteen

Shawn Lane

Michael Angelo Batio

Chris Impelliteri

Paul Gilbert

Jason Becker

John Petrucci

Eric Johnson

Rusty Cooley

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.