Pallavolo Scandicci Savino Del Bene

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pallavolo Scandicci Savino Del Bene
Voleibol Volleyball (indoor) pictogram.svg
Coats of arms of None.svg
Cores azul e branco
Informações
Cidade Scandicci
País ITA
Competição Itália Serie A
Fundação 2012
Ginásio Palazzetto dello Sport
(Capacidade: 2 000)
Presidente Itália Sergio Bazzurro
Técnico Itália Carlo Parisi
Resultados
A1 2017/2018
Títulos
Conquistados
Shield of the European Union.svg Liga dos Campeões (0)
Scudetto.svg Campeonato Italiano (0)
Coccarda Coppa Italia.svg Copa Itália (0)
Itália Supercopa Italiana (0)
Uniformes
Kit left arm.png Kit body whitecollar.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Cores do Time
Principal
Kit left arm.png Kit body whitecollar.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Cores do Time
Alternativo
Kit left arm.png Kit body unknown.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Cores do Time
Líbero
Página Oficial

O Pallavolo Scandicci Savino Del Bene é um clube de voleibol feminino italiano fundado em 2012.

História[editar | editar código-fonte]

O voleibol nasceu em Scandicci em torno dos anos 70, concomitante com o boom econômico e demográfico, como palco do Polisportiva Club Sportivo Robur que já era de tradição esportiva até 1908, naquela época a atenção pelo esporte foi motivada pelas repetidas vitórias[1]

Naturalmente, a atenção a este esporte foi motivada, precisamente naqueles anos, pelas repetidas vitórias do histórico time do Valdagna Scandicci, e a partir de 1968 surgia uma equipe de voleibol feminino, uma equipe de vôlei feminino Polisportiva Sportiva Robur1908 a.s.d. com pioneiro professor Raffaello Giuntini, composta por 10 garotas da estatal "Giusti", que em 1969 participaram do Campeonato Italiano (Série C). No ano seguinte venceu o campeonato e alcançou a prmoção na Série B, conquistando então quatro campeonatos italianos, um na categoria Sub-18 e três adultos[1].

O Club Sportivo Robur gradualmente deidcou-se as categorias de base e com o time principal participou de competições regionais. No final dos anos 80, ocorre a fusão da Club Sportivo Robur com o Pallavolo Scandicci, este herdeiro direto do Valdagna Scandicci, abrangeu não so o departamento de voleibol feminino quanto o masculino, projetando categorias de base atingindo o nível C1 do cenário nacional, e o time feminino galgou na Série B com frequência, exceto por tres anos que estiveram na C1[1].

Após a reformulação do campeonato, departamento de vôlei masculino se estabilizou na Série C, no primeiro campeonato Regional, enquanto no feminino chegou a Série B2 com algumas aparições na B1. Nos anos 90 um segundo momento significativo do clube, após a fusão supracitada, surgia o "Unione Pallavolo Scandicci" que conhecemos, e na temporada 1998-99 terminou na quinta colocação e obteve o título na categoria Sub-18[1].

Com as exigências e avanços na modalidade, surgiu interesse da empresa Savino Del Benem que através de seu proprietário Paolo Nocentini nas temporadas esportivas 2009-10, 2010-11 e 2011-12, dando novo impulso à atividade competitiva do time principal na variante feminina, colocando-a imediatamente na Série B1 e no topo em todos os campeonatos disputados, antes de passar para a repescagem na Série A2 após atingir as semifinais nos playoffs.E tal empresa patrocinando a equipe alcançou na temporada 2013-14 entre os 4 primeiros na elite nacional da Itália[1].

Títulos[editar | editar código-fonte]

Competições Nacionais[editar | editar código-fonte]

  • Supercoppa italiana di pallavolo maschile.svg Supercoppa Italiana: 0
  • ItáliaCopa Itália: 0

Competições Internacionais[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. a b c d e «SOCIETÀ-LA NOSTRA STORIA». La Tribuna di Treviso (em italiano). 2018. Consultado em 13 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 13 de dezembro de 2018