Palmatória (planta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPalmatória
Palmatória (Tacinga palmadora)
Palmatória (Tacinga palmadora)
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Cactaceae
Género: Tacinga
Espécie: T. palmadora
Nome binomial
Tacinga palmadora

Tacinga palmadora (Sinônimo: Opuntia palmadora) é uma espécie de planta da família Cactaceae endêmica do Brasil. Os seus habitats são florestas secas tropicais e subtropicais (como as caatingas) e áreas áridas. Também é chamada Palmatória ou Quipá. A espécie ocorre com frequência no sertão e muito raramente no agreste. A raiz deste cacto e suas raquetes possuem odor peculiar. O cacto é usado como remédio caseiro (raiz) no combate aos males da próstata. Tacinga palmadora significa "palmatória da caatinga".

Distribuição[editar | editar código-fonte]

É endêmico do Brasil. Seu habitat natural é florestas secas tropicais como a Caatinga ou subtropicais e exfoliantes secos tropicais ou subtropicais e áreas rochosas. Ocorre do Rio Grande do Norte, ao sul da Bahia. O cacto é tratado como em perigo de extinção devido à perda de habitat. A espécie é encontrada em pelo menos quatro áreas protegidas em Catimbau (Pernambuco), Gruta dos Brejões , Raso da Catarina, Parque Estadual Morro do Chapéu e Reserva Biológica Pedra Talhada.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Tacinga palmadora cresce como arbusto na posição vertical, é densamente ramificada ou aberta e geralmente permanece baixa, embora também atinja tamanhos de até 5 metros de altura. O caule é dividido em segmentos estreitos e alongados, ligeiramente desiguais. Os segmentos têm 10 a 16 centímetros de comprimento e 3-8 cm de largura. As aréolas são encontradas nos botões brancos e são castanhas com gloquidia. Cada aréola tem 1 a 4 (raramente a 6) espinhos de cor amarela, com 3 centímetros de comprimento que ficam esbranquiçados conforme a idade do cacto. As flores são desde vermelho-tijolo a vermelho brilhante. Sua floração se estende na posição vertical. Os frutos são obovados de esverdeado a avermelhado ou roxo. Eles medem 4 a 5 centímetros de comprimento e contêm 3-5 sementes.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Tacinga inamoena é descrita por (K.Schum.) NPTaylor & Stuppy em publicação na Succulent Plant Research em 2002. Tacinga é um nome genérico anagrama da palavra "Catinga", a área de distribuição do gênero na Caatinga brasileira.[1] e palmadora significa "palmatória", por ter sua aparência parecida com as palmatórias utilizadas nos tempos antigos para castigar as crianças.

Sinônimos[editar | editar código-fonte]

Opuntia palmadora

Opuntia catingicola[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Tropicos | Name - Tacinga inamoena (K. Schum.) N.P. Taylor & Stuppy». www.tropicos.org. Consultado em 3 de janeiro de 2018 
  2. «Tacinga inamoena». www.desert-tropicals.com. Consultado em 3 de janeiro de 2018