Palmeiras (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palmeiras (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Distritos
População
 - Total 7 8 mil
 - IDH 0,810
Fonte: Não disponível

Palmeiras é um bairro de classe média localizado na região oeste de Belo Horizonte.

Localização e cultura[editar | editar código-fonte]

Está localizado junto ao Bairro Buritis e à sede da empresa Mendes Júnior. No bairro, a área comercial localiza-se principalmente ao longo da Avenida Dom João VI. Os moradores costumam fazer uma referência grande ao folclore mineiro, com um grupo de quadrilha junina que nasceu com o bairro. O grêmio recreativo Arraiá da Perna Bamba, que disputa a Regional Oeste, desde a sua criação, é considerado um dos melhores grupos de Belo Horizonte, mantendo viva a cada ano a tradicionalidade de passos e roupas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O bairro Palmeiras começou a se desenvolver há mais ou menos 30 anos, quando começaram a surgir as primeiras construções residenciais no loteamento formado, pela antiga fazenda do Sr. Ageo Pio Sobrinho. A sua expansão começou há aproximadamente 15 anos, em função do rápido crescimento do vizinho Buritis, quando, em suas ruas largas e de pouco movimento, começaram a surgir os primeiros prédios residenciais, a maioria de três e quatro andares.

Existem na região oeste 827.809 metros quadrados de áreas verdes, distribuídos entre sete parques municipais, que abrigam espécies como pau-brasil, pau-ferro e sibipiruna, além de diversos tipos de animais. A subárea que engloba os bairros Betânia e Palmeiras abriga a única mata nativa de preservação ambiental restante na região, que está concentrada próxima à BR-262.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Prefeitura municipal». Consultado em 18 de março de 2016..