Palmeiras Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Palmeiras
Palmeiras Esporte Clube
Nome Palmeiras Esporte Clube
Alcunhas Verdão
Alviverde
Torcedor/Adepto Palmeirense
Mascote Periquito
Principal rival Caiano Sport Club
Fundação 7 de setembro de 1949 (70 anos)[1]
Localização Bandeira petrolina.svg Petrolina, Pernambuco Pernambuco, Brasil Brasil
Competição Licenciado
Ranking nacional sem pontuação
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Palmeiras Esporte Clube é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Petrolina, no interior de Pernambuco e tem como modalidade principal o futebol.

Fundado em 1949,[1] é um clube de futebol amador homônimo da Sociedade Esportiva Palmeiras, clube de futebol brasileiro da capital do estado de São Paulo, sediado na cidade homônima. Homenageia uma das mais vitoriosas e importantes equipes do País e considerado como o Campeão do Século XX pelo jornal Folha de S.Paulo.[2] Além do nome, as cores do clube, presentes no escudo, são o verde e branco, referentes ao clube paulista.[3]

História[editar | editar código-fonte]

A história do clube começa em 7 de Setembro de 1949,[1] quando o clube foi fundado por jovens proletários idealistas e genuínos petrolinenses, que devotaram suas vidas ao amor pelo esporte amador, estes jovens eram os irmãos Elias Lima da Silva e José Lima da Silva. Personalidades conhecidas na cidade de Petrolina que, sem nada receberem em troca, chegaram a gastar o próprio patrimônio pelo esporte, num tempo romântico, onde se fazia tudo por amor. Um dos clubes que fazem parte da história do futebol amador de Petrolina, o Esporte Clube Palmeiras, é o time do bairro Atrás da Banca, onde moravam seus fundadores. A data de fundação 7 de setembro, remete a mesma data de Independência do Brasil. Apesar de ter sido fundado oficialmente em 1949, há alguns testemunhos dando conta que o clube existe desde 1945, sendo um dos Palmeiras mais antigos do Brasil e da cidade de Petrolina. Neste ano, já se jogava nos terrenos baldios e várzeas com as cores do Palmeiras, numa homenagem ao grande time do Palmeiras de São Paulo, campeão do Campeonato Paulista de Futebol de 1942. Além do Palmeiras, Petrolina conta com outros clubes que atualmente são amadores, detre eles existem:

  • América Futebol Clube
  • Caiano Sport Club
  • Ferroviária Esporte Clube
  • Náutico Esporte Clube

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Desde os primeiros jogos disputados pelo Palmeiras de Petrolina em competições amadoras, sempre foi com o escudo do Palmeiras em singela homenagem ao clube paulista. Mas quando foi fundado, o escudo não tinha nenhuma igualdade em relação ao que é usado atualmente pela equipe alve-verde paulista. Apenas a letra "P" no centro do escudo, era idêntico, além dos nomes do clube e do município escritos em forma circular.

O segundo escudo usado em 1968 era o que o Palmeiras usava quando foi campeão paulista de 1942. O Palmeiras de Petrolina usa o que é utilizado atualmente pela equipe paulista nos dias de hoje, com o famoso design que é a identidade do maior campeão nacional.

Evolução do Escudo do Palmeiras Esporte Clube
1945-1949 1949-1968 -Presente
Logo 1 do Palmeiras Esporte Clube.png Logo 2 do Palmeiras Esporte Clube.png Palmeiras logo.svg

Principais títulos[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos seus 68 anos, o Palmeiras Esporte Clube já foi semi-profissional e já disputou a extinta Série A3 do Campeonato Pernambucano de Futebol que na época era conhecido como Copa do Interior das Ligas Municipais. Caso o clube fosse campeão, tinha o direito de se profissionalizar e disputaria a Série A2, quando a Federação Pernambucana de Futebol, passou a administrar o certame em 1998 até 2002. Em toda sua história há apenas um Campeonato Amador de Petrolina.

Municipais
Competição Títulos Temporadas
Bandeira petrolina.svg Campeonato Amador de Petrolina[4] 1 2011

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Apesar de que há alguns testemunhos dando conta que o clube existe desde 1945
  2. «Folha de S. Paulo: Ranking 2000». 15 de janeiro de 2001 
  3. «Identidade Visual» (PDF). Site Oficial do Palmeiras. Consultado em 23 de agosto de 2014 
  4. «"Palmeiras bate Caiano nos pênaltis e ganha título do Campeonato Amador de Petrolina"»  Por Carlos Britto - 16 de novembro de 2011 às 18:02

Ligações externas[editar | editar código-fonte]