Palmital Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Palmital
PalmitalAC.png
Nome Palmital Atlético Clube
Alcunhas Galo do Planalto
Operário
Estádio Manoel Leão Rego
Capacidade 5.000
Competição São Paulo Campeonato Paulista
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Palmital Atlético Clube foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Palmital, interior do estado de São Paulo. Fundado em 19 de dezembro de 1929, suas cores eram preto e branco. Teve 14 participações no Campeonato Paulista de Futebol.

História[editar | editar código-fonte]

O Operário Futebol Clube foi o primeiro time profissional da cidade, disputou por 5 anos, a primeira vez em 1954, na Terceira Divisão (atual A3), e finalizou sua partipação em 1966. Os torcedores e organizadores da cidade se uniram para que tivessem um representante no profissionalismo e assim surgiu o Palmital Atlético Clube. O PAC herdou não só a vaga no Paulistão como também o apelido do antecessor: o Galo do Planalto. Com essa nova denominação, disputou 14 campeonatos entre 1967 e 1997, com alguns períodos de ausência. Sua maior glória foi o título do paulista de 1972 com uma vitória avassaladora sobre o fraco SPFC, onde o clube Palmitalense aplicou uma sonora goleada de 7 x 2 em pleno Morumbi, com destaque para o goleador Zizo Boranga, autor de 4 gols no jogo, e artilheiro do torneio com 29 gols.

Patrimônio[editar | editar código-fonte]

Esse time tem como propriedade o estádio Manoel Leão Rego, em precárias condições para uso profissional, e é utilizado para os jogos amadores da cidade. O clube possui também um prédio que funcionava como sede, cujo interior foi destruído por um incêndio. O Município possui o estádio Miguel Assad Taraia, em boas condições, local em que o PAC realizou suas últimas partidas, e esse estádio também é utilizado somente para jogos de amadores.

Depois de ter feito história durante nos de 1970, 80 e 90, acabou sendo suspenso pela FPF por volta de 1995, em função das dívidas adquiridas. Infelizmente, o clube se encontra quase que extinto, com remotíssimas chances de retorno ao futebol profissional.

Participações em estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Terceira Divisão (atual A3) = 11

1967 - 1968 - 1969 - 1980 - 1985 - 1986 - 1987 - 1988 - 1991 - 1992 - 1993

  • Quinta Divisão (atualmente extinta) = 03

1978 - 1979 - 1997

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.