Palomita de Poy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aldo Pedro Poy, dando um peixinho e anotando seu histórico gol.

Palomita de Poy é como ficou popularmente conhecido um gol histórico anotado pelo futebolista argentino Aldo Pedro Poy, na partida Rosario Central 1 x 0 Newell's Old Boys, válido pelas semifinais do Campeonato Nacional de 1971, na Primeira Divisão da Argentina.

Este gol de Poy foi tão importante história do clássico rosarino, que em todo 19 de dezembro os torcedores do Rosario Central se juntam para celebrar.[1] O gol é reproduzido pelos torcedores, e aquele que for eleito a "cópia mais fiel" do gol ganha um prêmio. Esta celebração rompeu as fronteiras de Rosário, passando para diferentes regiões da Argentina e até cruzando fronteiras nacionais. Em 1997, a celebração viajou para Cuba, onde na reinterpretação do objetivo mítico, onde o protagonista era Ernesto Guevara, filho mais novo de Che, famoso fã de Rosario Central.[2] A celebração também foi levada a outros países, como os Estados Unidos (em 2000), Chile (em 2002), Espanha (em 2004) e Uruguai (em 2008).

Uma curiosidade é que um grupo de torcedores do Rosario Central fez uma apresentação dessa celebração ao Guinness Book of Records em 1995[3][4] para ser qualificado como o gol mais célebre da história do futebol.[3][5] Até hoje, porém, esta petição nao foi aceita.

A partida[editar | editar código-fonte]

Em 19 de dezembro de 1971, Poy disputou a semifinal lembrada do Torneio Nacional AFA no Estádio Monumental, onde sua equipe - Rosario Central - disputou a importante partida contra seu rival clássico: Newell's Old Boys. Ambas as equipes se encontraram pela primeira vez em uma instância decisiva na era profissional da AFA (ambas entraram em 1939).

Ele recebeu um cruzamento da segunda metade do jogo, quando o lateral-central uruguaio José Jorge González enviou um poderoso centro da direita. Poy deu um peixinho, batendo o zagueiro De Rienzo, vermelho e preto, e bateu a bola com a cabeça, batendo no goleiro Carlos Fenoy e marcando a final de 1 a 0.

Assim, o Rosario Central se classificou para a final do torneio argentino, onde seria campeão argentino pela primeira vez em sua história.

Ficha da partida[editar | editar código-fonte]

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Rosario Central

Rosario Central
1

Newell's Old Boys
0
19 de dezembro de 1971,
Estadio Monumental, Buenos Aires
1 POR Norberto Menutti
4 DEF José Jorge González Daniel Killer
2 DEF Aurelio Pascuttini
6 DEF Alberto Fanesi
3 DEF Mario Killer
8 MED Carlos Aimar
5 MED Ángel Landucci
11 MED Carlos Colman
10 DEL Aldo Poy
7 DEL Ramón Bóveda Miguel Bustos
9 DEL Roberto Gramajo
D. T. Ángel Labruna
1 POR Carlos Fenoy
4 DEF Víctor Hugo Jara
2 DEF Armando Garrido
6 DEF Ricardo De Rienzo
3 MED Juan Carlos Montes
8 MED José Demetrio Solórzano
5 MED Santiago Santamaría
11 MED Ángel Silva Capitão
10 DEL Alfredo Obberti Héctor Martínez
7 DEL Mario Zanabria
9 DEL Mario Mendoza
D. T. Miguel Antonio Juárez
Anotações
Gol marcado 54' Aldo Pedro Poy
Árbitro Argentina Arturo Andrés Ithurralde
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Newell's Old Boys


O gol de Poy na cultura popular[editar | editar código-fonte]

19 de diciembre de 1971 (frag.)

¡La cara de felicidad de ese viejo, hermano, la locura de alegría en la cara de ese viejo! ¡Que alguien me diga si lo vio llorar abrazado a todos como lo vi llorar yo a ese viejo, que te puedo asegurar que ese día fue para ese viejo el día más feliz de su vida, pero lejos, lejos, el día más feliz de su vida, porque te juro que la alegría que tenía ese viejo era algo impresionante! Y cuando lo vi caerse al suelo como fulminado por un rayo, porque quedó seco el pobre viejo, un poco que todos pensamos; “¡qué importa!” ¡Qué más quería que morir así ese hombre! ¡Esa es la manera de morir para un canalla! ¿Iba a seguir viviendo? ¿Para qué? ¿Para vivir dos o tres años rasposos más, así como estaba viviendo, adentro de un ropero, basureado por la esposa y toda la familia? ¡Más vale morirse así, hermano! Se murió saltando, feliz, abrazado a los muchachos, al aire libre, con la alegría de haberle ganado a la lepra por el resto de los siglos! ¡Así se tenía que morir, que hasta lo envidio, hermano, te juro, lo envidio! ¡Porque si uno pudiera elegir la manera de morir, yo elijo esa, hermano! Yo elijo esa..

trecho do conto 19 de diciembre de 1971, de Roberto Fontanarrosa
  • O gol de Poy, motivou o escritor e humorista rosarino e fã do Rosario Central, Roberto Fontanarrosa, a escrever uma história de ficção chamada "19 de dezembro de 1971", que foi publicada em 1982, no livro Nada del otro Mundo. Neste conto, o autor descreve toda a viagem a Buenos Aires de um velho com os fãs do Rosario Central e as cenas mais importantes do jogo. A história termina com a morte de personagem central de uma parada cardíaca - produto de grande emoção - após o apito final do árbitro e a vitória de 1: 0 contra o rival de uma vida, que lhe deu o passe para a final do campeonato Nacional para a equipe auriazul.
  • O renomado músico rosarino Lalo de los Santos compôs uma música em homenagem a este gol. A canção, intitulada "Vuela Aldo, vuela", foi lançada em seu álbum "Songs Rosario", de 1996.
Vuela Aldo, vuela (frag.)

"Y se esfumó como solo lo hacen los duendes

Y se metió en el túnel de la eternidad

Y cruzó el río hacia la isla donde refugió su amor

para que se haga leyenda su gesto valiente.

Vuela Aldo, Vuela

tu vuelo hacia el gol.

Vuela Aldo, Vuela

Siempre habrá un ángel en tu corazón."

trecho da letra da canção "Vuela Aldo, vuela", de Lalo de los Santos

Referências

  1. La "Palomita" en la página de Osvaldo Wehebe Arquivado em 2 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine.
  2. [1].
  3. a b Diario La Capital de Rosario, Lunes 18 de septiembre de 1995, Sección Deportes, páginas 1 y 2
  4. Prólogo del Libro "De Rosario y de Central", de Jorge Brisaboa
  5. ESPN deportes