Pampa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Pampa (desambiguação).
Pampa
Imagem aérea dos pampas em Junín, Argentina

Imagem aérea dos pampas em Junín, Argentina
Coordenadas Estão localizados entre 34º e 30º latitude sul e 57° e 63° latitude oeste.
Bioma Pradaria
Área 750 000 km²
Países  Argentina
 Brasil
Uruguai
Extensão dos pampas na América do Sul.

Extensão dos pampas na América do Sul.


Pampa, Pampas, Pradarias, Campos do Sul, Campos Sulinos e Campanha Gaúcha são termos que se referem à região pastoril de planícies com coxilhas localizada no sul da América do Sul. Abrange a metade meridional do estado brasileiro do Rio Grande do Sul (ocupando cerca de 63% do território do estado)[1], o Uruguai e as províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Córdoba, Entre Ríos e Corrientes.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Pampa" originou-se do vocábulo quéchua pampa, que significa "planície"[2]. "Campos" é oriundo do termo latino campv, campus.[3]. "Campanha" é oriundo do termo latino tardio campania[4], que possui também o significado de planície[5].

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Ecologicamente, é um bioma[nota 1] caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes. Comparados às florestas e às savanas, os campos têm importante contribuição na preservação da biodiversidade, principalmente por atenuar o efeito estufa e auxiliar no controle da erosão. Na parte brasileira do bioma, existem cerca de 3 000 espécies de plantas vasculares, sendo que aproximadamente quatrocentas são gramíneas, como capim-mimoso, pelo menos 385 espécies de aves, como pica-paus, caturritas e anum-pretos e noventa de mamíferos terrestres, como guaraxains, veados e tatus. No Brasil, é um bioma ameaçado.

O clima da região é o subtropical, que caracteriza-se por temperaturas amenas e chuvas com pouca variação ao longo do ano. O solo, em geral, é fértil, sendo bastante utilizado para a agropecuária.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Panorama dos pampas na província argentina de La Pampa, a 70 km ao norte de Santa Rosa

Notas

  1. A respeito da aplicação do termo "bioma" à área fito- e biogeográfica dos Pampas, na literatura científica brasileira, em detrimento do uso internacional do termo, confira Bioma#História do conceito.

Referências

  1. Mapa de Biomas do Brasil
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 254
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.329
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.328
  5. Instituto Antônio Houaiss Minidicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. p.128

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • IBGE. (1992). Manual técnico da vegetação brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, [1].
  • Estrada, E. M. (1946). Radiografia de la pampa. 2 vol. Buenos aires: Editorial Losada.
  • Lindman, C.A.M. (1906). A Vegetação no Rio Grande do Sul. EDUSP/Itatiaia: São Paulo/Belo Horizonte. Traduzido de Lindman, C. A. M. (1900). Vegetationen i Rio Grande do Sul (Sydbrasilien). Stockholm: Nordin and Josephson.
  • Overbeck, G. E. et al. (2007). Brazil's neglected biome: the South Brazilian Campos. Perspectives in Plant Ecology, Evolution and Systematics, v. 9, n. 2, p. 101-116. Disponível em: <http://ecoqua.ecologia.ufrgs.br/arquivos/Reprints%26Manuscripts/Overbeck_et_al_2007_PPEES.pdf>.
  • Pillar, V. D. et al. (2006). Estado atual e desafios para a conservação dos campos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 24 p., [2].
  • Rambo, B. (1956). A fisionomia do Rio Grande do Sul. Selbach: Porto Alegre, [3].


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.