Panantukan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Panantukan, ou ainda Suntukan, é uma arte marcial desenvolvida no centro das Filipinas na região de Visayas, a tecnica de combate é também conhecida como Pangamot, ou ainda Mano-Mano, referindo-se a alguns de seus elementos como Boxe Filipino.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome original Suntukan, veio da palavra em Tagalog, suntuk que significa soco, ou ainda Boxe, ao longo em que Panantukan significa a arte de bater com os punhos.

Características[editar | editar código-fonte]

O Panantukan não vem a ser nenhum tipo de esporte, sendo que suas tecnicas não foram adaptadas para nenhum tipo de regra competitiva, para segurança durante sua execução, desenvolvendo ao longo dos anos a reputação de luta de rua suja. Seus ataques acima da cintura consistem em, Cotoveladas, Socos, Cabeçadas e Golpes Baixos, é normalmente asociado a outra tecnica conhecida como Sikaran, que são os aspectos de chutes do Panantukan.

Outros pontos de ataque desta arte são os olhos, nariz, mandíbula, costelas, têmpora e na parte de trás da cabeça.