Panty & Stocking with Garterbelt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Panty & Stocking with Garterbelt
パンティ&ストッキングwithガーターベルト
Panti ando Sutokkingu with Gātāberuto
Logotipo do anime
Informações gerais
Géneros Ação, Humor negro, absurdo
Mangá
Escrito e ilustrado por Tagro
Editoração
Impressão Kadokawa Comics Ace
Revistas Young Ace
Demografia Seinen
Período de publicação 4 de agosto de 2010 4 de junho de 2011
Volumes 1
Anime
Produção Takashi Imamoto
Jun Fukuda
Soichi Tsuji
Satoshi Fujita
Kazuya Masumoto
Natsuki Uetake
Tomoko Suzuki
Katsumi Yasuda
Realização Hiroyuki Imaishi
Argumento Geek Fleet
Música Taku Takahashi
TCY Crew
Estúdio de animação GAINAX
Emissoras de televisão originais
Período de exibição 1 de outubro de 2010 24 de dezembro de 2010
Episódios 13 + 1 especial
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá
A bandeira de Daten City, como é vista no anime, é uma referência às bandeiras dos Estados Unidos e do Japão.

Panty & Stocking with Garterbelt (パンティ&ストッキングwithガーターベルト Panti ando Sutokkingu wizu Gātāberuto?) literalmente em português: 'Calcinha & Meião com Cinta-liga' é uma série de anime produzida pelo estúdio GAINAX e exibida entre 1 de outubro de 2010 na BS Nittele (um serviço free-to-air de satélite da Nippon TV).

História[editar | editar código-fonte]

As irmãs Anarchy, Panty e Stocking, são anjos que foram expulsos do Céu, devido ao seu mau comportamento. Elas são enviadas para Daten City (um trocadilho com a palavra japonesa datenshi (堕天使? lit. "Anjo Caído")), um lugar localizado entre o céu e o inferno, onde estranhos monstros denominados "Fantasmas" assediam a cidade, mas as irmãs Anarchy contém uma variedade de poderes estranhos, como suas habilidades de transformar suas roupas em armas, sendo a Panty poder transformar a sua calcinha em pistolas e Stocking poder transformar as suas meias em espadas.

Sob o olhar vigilante do Reverendo Garterbelt, e com seu animal de estimação "zipper-cão" Chuck, cabe a Panty e Stocking destruir esses fantasmas, a fim de receberem Moedas do Céu suficientes para regressarem ao Paraíso.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

Panty (パンティ, Panti)

Dublada por: Arisa Ogasawara

Panty é um anjo loiro de pele clara, cujos únicos interesses são procurar homens para ter relações sexuais e aproveitar a popularidade de ser uma irmã Anarchy. Ela não leva seus deveres de caçadora de fantasmas tão a sério quanto sua irmã, Stocking, preferindo cumprir seu objetivo pessoal de fazer sexo com 1.000 homens na Terra antes de voltar ao céu. Ela tem a habilidade de transformar sua calcinha em uma pistola chamada Backlace (バックレース, Bakkurēsu). Em algumas ocasiões ela empunha uma segunda Backlace usando a calcinha de Stocking, dobrando seu poder de fogo e permitindo que ela os combine em armas de fogo mais avançadas e potentes, como uma submetralhadora ou um fuzil de precisão. Ela também pode transformar em arma calcinhas masculinas, embora o tamanho e a utilidade da arma dependam do tamanho do pênis do usuário original.

Stocking (ストッキング, Sutokkingu)

Dublada por: Mariya Ise

Stocking é um anjo gótico de cabelo rosa e violeta com pele pálida e que tem um grande apetite por alimentos doces. Embora ela não tenha o mesmo nível de interesse por sexo que sua irmã, ela mostra desejos e interesses sexuais e geralmente está mais interessada em atividades masoquistas, como bondage e eletrocussão. Suas meias se transformam em um par de katanas chamadas Stripe I (ストライプI, Sutoraipu Wan) e Stripe II (ストライプII, Sutoraipu Tsū). Ela é dona de um gato de pelúcia chamado Honekoneko (ホネコネコ, lit. "Bone Kitten"), que muda suas expressões faciais de acordo com o humor de Stocking.

Garterbelt (ガーターベルト, Gātāberuto)

Dublado por: Kōji Ishii

O reverendo de Daten City, ele é o guardião das irmãs Anarchy. Garterbelt é um homem negro grande com um enorme cabelo afro. Ele retransmite as missões do Céu para Panty e Stocking, pratica bondage e mostra interesse por jovens do sexo masculino, particularmente Brief, e usa um pseudônimo mascarado chamado "Master G" para se disfarçar enquanto realiza esses hobbies. Ele é amaldiçoado com a imortalidade e proibido de morrer até que cumpra sua tarefa.

Chuck (チャック, Chakku)

Dublado por: Takashi Nakamura

O ajudante de Panty e Stocking, uma criatura verde parecida com um cachorro, que na verdade é um Bull Ghost contido, com zíperes em seu corpo. Chuck está sujeito a ferimentos mortais. Ele só pode ser imobilizado abrindo os zíperes em sua cabeça e liberando seu cérebro, que é um demônio masculino de 2 polegadas de altura que está romanticamente envolvido com o cérebro de Fastener. Ele é usado pelo Céu como uma espécie de caixa de correio, sendo atingido por um raio e cuspindo um pedaço de papel contendo uma pista do paradeiro de um fantasma.

Brief (ブリーフ, Burīfu)

Dublado por: Hiroyuki Yoshino

Um caçador de fantasmas autoproclamado, com interesse em ficção científica e sobrenatural, pelo qual é apelidado de "Geekboy" por Panty e Stocking. Brief tenta agir como a voz da razão para as irmãs Anarchy, mas em vez disso se torna alvo de muitas piadas na série. Sua verdadeira identidade é Briefers Rock (ブリーファス・ロック, Burīfasu Rokku), o belo filho do chefe da Rock Foundation, uma grande corporação na cidade de Daten. Ele é o parente de sangue de Hell's Monkey, cujo pênis se torna a chave para os portões do Inferno.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Anime[editar | editar código-fonte]

A série foi animada pelo estúdio GAINAX e dirigida por Hiroyuki Imaishi. A série de anime foi feita de um estilo distinto, baseado nos desenhos animados norte-americanos, com as técnicas de Yoshinori Kanada associadas à obra de Hiroyuki Imaishi. A série apresenta muitos temas sexuais em cada episódio. O tema do anime foi considerado "vulgar, com piadas indecentes", com Imaishi dizendo, "Se vamos fazer isto, então tentaremos a fundo."

A série foi exibida nacionalmente no Japão, entre 1 de outubro de 2010 e 24 de dezembro de 2010 na BS Nittele, um serviço free-to-air de satélite da Nippon TV.[1] A série também foi exibida no AT-X, e disponibilizada no Nico Nico Channel (um serviço do Niconico). Na televisão terrestre, a série foi distribuída em oito mercados, incluindo alguns canais da Japanese Association of Independent Television Stations (JAITS), como a Tokyo MX, e a TVQ, uma afiliada da TXN, em Kyushu. A série foi exibida mundialmente através da plataforma de distribuição digital, Crunchyroll.[2]

A série foi lançada em DVD e disco blu-ray, em seis volumes, durante seis meses, com o primeiro volume de DVD/BD lançado em 24 de dezembro de 2010.[3] O quinto volume foi lançado em 28 de abril de 2011, que incluiu um episódio exclusivo (OVA) que compilou oito histórias curtas, algumas das quais são sequelas/conclusões dos episódios anteriores.

Em 14 de abril de 2011, a distribuidora norte-americana Funimation Entertainment adquiriu a série de anime, lançando-a em DVD, em 10 de julho de 2012.[4] O Blu-ray foi lançado em 15 de janeiro de 2013. A dobragem em inglês foi dirigida por Colleen Clinkenbeard, com John Burgmeier como o escritor principal e Jamie Marchi, Leah Clark e Jared Hedges como os escritores de cada episódio.[5] Os dois primeiros episódios foram transmitidos através de fluxo de média, em 22 de maio de 2012.[6]

A Manga Entertainment lançou a série no Reino Unido em 30 de julho 2012,[7] no entanto algumas falhas foram descobertas em alguns episódios.[8] A versão corrigida foi lançada em 10 de setembro de 2012.[9]

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá da série escrito por Tagro, começou a ser publicado na revista Young Ace da editora Kadokawa Shoten, em 4 de agosto de 2010.[10] Em maio de 2015, o primeiro volume do mangá foi lançado nos Estados Unidos.

Música[editar | editar código-fonte]

A banda sonora da série foi composta por TCY Force e produzida por Taku Takahashi (do grupo M-Flo). O tema de abertura intitulado Theme for Panty & Stocking, foi preformado por Hoshina Anniversary. O tema de encerramento intitulado Fallen Angel, foi preformado por Mitsunori Ikeda, com participação de Aimee B. A banda sonora original foi lançada em 29 de dezembro de 2010.[11][12]

Músicas do álbum

N.º Título Duração
1. "Theme for Panty & Stocking"   0:32
2. "Immoral Church"   0:27
3. "Fly Away"   4:23
4. "Daten City"   0:49
5. "Beverly Hills Cock"   1:25
6. "Pantscada"   1:59
7. "Dancefloor Orgy"   3:33
8. "D City Rock"   4:32
9. "Juice"   1:03
10. "EPTM (Booty Bronx Remix"   4:16
11. "Cherryboy Riot"   4:33
12. "Technodildo"   4:30
13. "CHOCOLAT"   4:06
14. "Theme for Scanty & Kneesocks"   4:13
15. "Schranz Chase"   5:23
16. "Tenga Step"   2:52
17. "See-Through"   4:47
18. "Corset Theme"   4:34
19. "Champion"   4:51
20. "Fallen Angel"   4:24

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em 2011, Panty & Stocking with Garterbelt fez parte das seleções do júri da 15° edição do Japan Media Arts Festival na categoria Animação.[13] Em 2019, o site Polygon nomeou Panty & Stocking with Garterbelt como um dos melhores animes da década de 2010, afirmando que "oferecia um humor atrevido e estúpido com um ótimo estilo de animação",[14] e a Crunchyroll o listou em seu "Top 100 melhores animes dos anos 2010"[15]. A IGN também listou Panty & Stocking with Garterbelt entre as melhores séries de anime da década de 2010, descrevendo-o como "um passeio irreverente e divertido com dezenas de tributos a desenhos animados de faroeste e uma trilha sonora estrondosa".[16]

Referências

  1. «Panty & Stocking, Inazuma 11, Agukaru Promos Streamed» (em inglês). Anime News Network. 7 de setembro de 2010 
  2. «Crunchyroll Adds Heaven's Lost Property 2, Panty & Stocking, Fortune Arterial (Updated)» (em inglês). Anime News Network. 15 de setembro de 2010 
  3. «BD/DVD - Panty&Stocking with Garterbelt - パンティ&ストッキングwithガーターベルト- アニメーション公式サイト» (em japonês). Newtype. Consultado em 22 de junho de 2015. Arquivado do original em 15 de setembro de 2010  |wayb= e |arquivodata= redundantes (ajuda); |wayb= e |arquivourl= redundantes (ajuda)
  4. «FUNimation Entertainment Acquires Panty & Stocking with Garterbelt» (em inglês). Anime News Network. 14 de abril de 2011 
  5. «FUNimation Entertainment Announces English Language Cast of Panty & Stocking» (em inglês). Anime News Network. 28 de abril de 2012 
  6. «Panty & Stocking with Garterbelt Hits EVS Early» (em inglês). Funimation. 22 de maio de 2012. Consultado em 22 de junho de 2015. Arquivado do original em 25 de maio de 2012  |wayb= e |arquivodata= redundantes (ajuda); |wayb= e |arquivourl= redundantes (ajuda)
  7. «Panty & Stocking DVD Details» (em inglês). Anime News Network. 29 de junho de 2012 
  8. «Manga Entertainment Will Re-Author Faulty Panty & Stocking DVD» (em inglês). Anime News Network. 2 de agosto de 2012 
  9. «Manga Entertainment Updates on Panty and Stocking and Persona 4» (em inglês). Anime News Network. 20 de agosto de 2012 
  10. «Hen Zemi's Tagro Draws Gainax's Panty & Stocking Manga» (em inglês). Anime News Network. 6 de julho de 2010 
  11. «The Original Soundtrack 12月29日発売決定! - Panty&Stocking with Garterbelt -パンティ&ストッキングwithガーターベルト- アニメーション公式サイト» (em japonês). Kadokawa Shoten. Consultado em 22 de junho de 2015. Arquivado do original em 20 de dezembro de 2013  |wayb= e |arquivodata= redundantes (ajuda); |wayb= e |arquivourl= redundantes (ajuda)
  12. «☆Takuアニメ進出「パンティ&ストッキング」サントラ全貌» (em japonês). Natalie. 28 de novembro de 2010 
  13. Archive, Japan Media Arts Festival. «Panty & Stocking with Garterbelt | Jury Selections | Animation Division | 2011 [15th]». Japan Media Arts Festival Archive (em inglês). Consultado em 24 de novembro de 2022 
  14. Staff, Polygon (6 de novembro de 2019). «The best anime of the decade». Polygon (em inglês). Consultado em 24 de novembro de 2022 
  15. «Crunchyroll Names The Top 100 Anime of the 2010s • Anime UK News». Anime UK News (em inglês). 27 de novembro de 2019. Consultado em 24 de novembro de 2022 
  16. Staff, I. G. N. (1 de janeiro de 2020). «The Best Anime of the Decade (2010 - 2019)». IGN (em inglês). Consultado em 24 de novembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]