Paolo Pezzi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paolo Pezzi FSCB (Russi, Emilia-Romagna, 8 de agosto de 1960) é um religioso italiano e arcebispo católico romano de Moscou e metropolita da província eclesiástica de mesmo nome. De 2011 a 2017 foi também Presidente da Conferência Episcopal Russa.[1]

Paolo Pezzi estudou filosofia e teologia na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma, de 1985 a 1990. Em 22 de dezembro de 1990 foi ordenado sacerdote na Sociedade dos Missionários de São Carlos Borromeu em Roma pelo Cardeal Ugo Poletti. Depois de concluir o doutorado em teologia pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense, obteve seu doutorado com uma tese sobre "Católicos na Sibéria - Origens, Perseguição, Hoje". Ele trabalha na Rússia desde 1993.

De 1993 a 1998 Pezzi foi diretor do jornal da Igreja Católica e reitor da Administração Apostólica da Sibéria Ocidental (desde 2002 Bispado da Transfiguração de Novosibirsk). De 1998 a 2005 foi Vigário Geral da Sociedade Sacerdotal dos Missionários de S. Charles Borromeo (FSCB) envolvido na liderança da ordem. Ao mesmo tempo, assumiu a liderança do movimento Comunione e Liberazione para a Rússia. Em 2004, Pezzi tornou-se professor no seminário "Maria Rainha dos Apóstolos" em São Petersburgo, desde 2006 seu regente.

Em 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo da Arquidiocese da Mãe de Deus em Moscou[2]. Seu predecessor e atual arcebispo de Minsk-Mohilev, Tadeusz Kondrusiewicz, doou a ele a consagração episcopal em 27 de outubro de 2007; Os co-consagradores foram Joseph Werth SJ, Bispo do Bispado da Transfiguração de Novosibirsk, e o Arcebispo Antonio Mennini, Núncio Apostólico na Rússia.

Em 21 de janeiro de 2011 foi eleito Presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Rússia.[3]

Ele é o primeiro Grão Prior da província russa dos Cavaleiros do Santo Sepulcro de Jerusalém.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Paolo Pezzi

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.