Papéis Avulsos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Papéis avulsos
Autor(es) Machado de Assis
Idioma Português
País  Brasil
Gênero Contos, humor
Lançamento 1882

Papéis avulsos é um livro de contos do escritor Machado de Assis, lançado em 1882. Foi o terceiro livro de contos publicado por Machado de Assis e um dos melhores de sua história.

Contos[editar | editar código-fonte]

Advertência: Machado avisa que apesar de serem contos separados há pontos comuns.

  1. O Alienista: Conta a história do renomado médico Simão Bacamarte, que retorna a sua terra natal, Vila de Itaguaí, para dedicar-se aos estudos da psiquiatria. Para tanto, decide implementar um asilo para abrigar os loucos e cidade e região, cabendo ao próprio médico diagnosticar a loucura dos pacientes e propor sua internação.
  2. Teoria do Medalhão: Apresenta o diálogo em que um pai dá conselhos a seu filho, Janjão, no dia em que completa sua maioridade, sobre como portar-se em sociedade, adotando o ofício de Medalhão.
  3. A Chinela turca: Bacharel Duarte, prestes a sair para o baile, recebe a visita de Major Lopo Neves, sujeito enfadonho, que o visita para consultá-lo acerca de um drama que havia escrito. Durante a interminável leitura do manuscrito, Duarte recebe a visita da polícia, que o acusa do furto de uma Chinela turca.
  4. Na arca: Narrado como uma escritura, com versículos. Os filhos de Noé, Sem, Jafé e Cam discutem sobre como dividir a terra após o Dilúvio.
  5. D. Benedita: Dona Benedita é casada com o Desembargador, que está há alguns anos no Pará, onde, dizem as más línguas, vive amasiado com outra mulher. D. Benedita planeja há anos viajar para visitar o marido, mas não consegue se decidir por embarcar.
  6. O segredo de Bonzo: Narrado como um relato de um desbravador, Fernão Mendes Pinto, que visita o reino de Bungo e descobre o milagroso Bonzo Pomada, capaz de convencer outras pessoas.
  7. O anel de Polícrates: Narrado como um diálogo entre transeuntes.
  8. O empréstimo: Narrado como anedota.
  9. A sereníssima república: Narrado como um texto científico, descrevendo a "política das aranhas".
  10. O espelho: Uma trama com pretensões filosóficas de profunda reflexão.
  11. Uma visita de Alcibíades: Narrado como uma carta, em que um chefe de polícia descreve como o general grego Alcibíades apareceu em sua casa..
  12. Verba testamentária: A história de um homem que nunca aceitava ser inferior, Nicolau B..

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Cheney, G; Tanure, L; Kopit, R, editors. (2014) Ex Cathedra: Stories by Machado de Assis — Bilingual Edition Hanover, Conn.: New London Librarium

Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Papéis Avulsos
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.