Papa Inocêncio X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Inocêncio X
Papa da Igreja Católica
236° Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Eleição 15 de setembro de 1644
Entronização 4 de outubro de 1644
Fim do pontificado 7 de janeiro de 1655
(10 anos, 114 dias)
Predecessor Urbano VIII
Sucessor Alexandre VII
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral janeiro de 1626
Nomeação episcopal 19 de janeiro de 1626
Ordenação episcopal 25 de janeiro de 1626
por Dom Laudivio Cardeal Zacchia
Nomeado Patriarca 19 de janeiro de 1626
Cardinalato
Criação 30 de agosto de 1627 (in pectore)
19 de novembro de 1629 (Publicado)

por Papa Urbano VIII
Ordem Cardeal-presbítero
Título Santo Eusébio
Papado
Brasão
Lema Alleviatæ sunt aquæ super terram
Consistório Consistórios de Inocêncio X
Dados pessoais
Nascimento Roma, Itália
6 de maio de 1574
Morte Roma, Itália
7 de janeiro de 1655 (80 anos)
Nacionalidade italiano
Nome de nascimento Giovanni Battista Pamphili
Progenitores Mãe: Maria Cancellieri del Bufalo
Pai: Camillo Pamphil
Sepultura Sant'Agnese in Agone
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

Papa Inocêncio X, nascido Giambattista Pamphili, ou Pamphilj (Roma, 6 de maio de 1574Roma, 7 de janeiro de 1655) foi Papa de 15 de setembro de 1644 até a data da sua morte.

Nascido em Roma, de uma família de Gubbio, na Úmbria, que havia chegado a Roma durante o pontificado do papa Inocêncio IX, Pamphili foi treinado como advogado e formado no Collegio Romano. Ele seguiu um cursus honorum convencional, seguindo seu tio Girolamo Pamphili como auditor da Rota e, como ele, alcançando a posição de cardeal-sacerdote de Santo Eusébio, em 1629. Antes de se tornar papa, Pamphili serviu como diplomata papal em Nápoles, França e Espanha.

Pamphili sucedeu o Papa Urbano VIII (1623-1644) em 15 de setembro de 1644 como papa Inocêncio X, após um conclave papal contencioso que apresentava uma rivalidade entre facções francesas e espanholas.

Inocêncio X foi um dos pontífices mais politicamente espertos da época, aumentando muito o poder temporal da Santa Sé. Os principais eventos políticos nos quais ele esteve envolvido incluem a Guerra Civil Inglesa, conflitos com oficiais da igreja francesa por questões de fraude financeira e hostilidades com o Ducado de Parma relacionadas à Primeira Guerra de Castro. Em termos de eventos teológicos, Inocêncio X emitiu uma bula papal condenando as crenças do jansenismo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Giovanni Battista Pamphili nasceu em Roma em 5 de maio de 1574, filho de Camillo Pamphili, da Família Pamphili. A família, originária de Gubbio, era descendente direta do Papa Alexandre VI.[1]

Em 1594, ele se formou no Roman College e seguiu um caminho convencional através das fileiras da Igreja Católica. Ele atuou como advogado Consistorial em 1601, e em 1604 sucedeu seu tio, o cardeal Girolamo Pamphili, como auditor da Roman Rota, o tribunal de apelação eclesiástico. Ele também foi canonista da Penitenciária Apostólica Sagrada, um segundo tribunal.[2]

Em 1623, o Papa Gregório XV o enviou como núncio apostólico (diplomata eclesiástico) à corte do Reino de Nápoles.[3] Em 1625, o Papa Urbano VIII o enviou para acompanhar seu sobrinho Francesco Barberini, a quem ele havia acreditado como núncio, primeiro na França e depois na Espanha.[4] Em janeiro de 1626, Pamphili foi nomeado Patriarca Latino-Titular de Antioquia.[5]

Como recompensa por seu trabalho, em maio de 1626, Giovanni Battista foi nomeado núncio na corte de Filipe IV de Espanha.[5] A posição levou a uma associação ao longo da vida com os espanhóis, que foi de grande utilidade durante o conclave de 1644. Foi criado cardeal In pectore em 1627 e publicado em 1629.

Papado[editar | editar código-fonte]

Eleição[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Conclave de 1644

O conclave de 1644 para a eleição de um sucessor do Papa Urbano VIII foi longo e contencioso, durando de 9 de agosto a 15 de setembro. Uma grande facção francesa liderada pelos sobrinhos de Urbano VIII opôs-se ao candidato espanhol, como inimigo do cardeal Mazarin, que orientava a política francesa. Eles formaram seu próprio candidato (Giulio Cesare Sacchetti), mas não puderam estabelecer apoio suficiente para ele e concordaram com o cardeal Pamphili como um compromisso aceitável, embora ele tenha servido como legado da Espanha.[6] Mazarin, com o veto francês de Pamphili, chegou tarde demais e a eleição foi realizada.[7]

Relações com a França[editar | editar código-fonte]

Pamphili optou por se chamar Inocêncio X e, logo após sua adesão, iniciou uma ação legal contra os Barberini por apropriação indevida de fundos públicos. Os irmãos Francesco Barberini, Antonio Barberini e Taddeo Barberini fugiram para Paris, onde encontraram um poderoso protetor no cardeal Mazarin.[8] Inocêncio X confiscou suas propriedades e, em 19 de fevereiro de 1646, emitiu uma bula papal decretando que todos os cardeais que deixassem os Estados papais por seis meses sem a permissão expressa do Papa seriam privados de seus benefícios e eventualmente de seu próprio cardinalato. O parlamento francês declarou nula a ordenança papal na França, mas Inocêncio X não cedeu até Mazarin se preparar para enviar tropas para a Itália. A partir de então, a política papal em relação à França tornou-se mais amigável e, um pouco depois, os Barberini foram reabilitados quando o filho de Taddeo Barberini, Maffeo Barberini, casou-se com Olimpia Giustiniani, sobrinha de Inocêncio X.

Em 1653, Inocêncio X, com a bula Cum Ocasione, condenou cinco proposições de Agostinho de Jansenius, inspiradas por Santo Agostinho,[9] como herética e perto de luteranismo. Isso levou à controvérsia do formulário, à escrita de Blaise Pascal sobre os Lettres Provinciales e, finalmente, à demolição do convento jansenista de Port-Royal e à subsequente dissolução de sua comunidade.

Relações com Parma[editar | editar código-fonte]

Portrait of Innocent X, de Diego Velázquez por volta de 1650, é considerado por muitos críticos de arte como o melhor retrato já criado.

Diz-se que a morte do Papa Urbano VIII foi apressada por seu desgosto com o resultado da Primeira Guerra de Castro, uma guerra que ele havia empreendido contra Eduardo I Farnésio, duque de Parma. As hostilidades entre o papado e o Ducado de Parma foram retomadas em 1649, e as forças leais ao papa Inocêncio X destruíram a cidade de Castro em 2 de setembro de 1649.[1]

Inocêncio X se opôs à conclusão da Paz da Vestfália, que seu núncio, Fabio Chigi, protestou em vão. Em 1650, o Inocêncio X emitiu o breve Zelo Domus Dei[10] contra a Paz da Vestfália e o datou em 1648, a fim de preservar possíveis reivindicações por terras e propriedades confiscadas.[11] Os protestos foram ignorados pelas potências européias.

Guerra Civil Inglesa[editar | editar código-fonte]

Durante a Guerra Civil (1642-1649) na Inglaterra e na Irlanda, Inocêncio X apoiou fortemente a Irlanda Confederada independente, sobre as objeções de Mazarin e a ex-rainha inglesa e, na época, a rainha mãe, Henrietta Maria, exilada em Paris. O papa enviou Giovanni Battista Rinuccini, arcebispo de Fermo, como núncio especial para a Irlanda. Ele chegou a Kilkenny com uma grande quantidade de armas, incluindo 20 mil libras de pólvora e uma quantia muito grande de dinheiro.[12] Rinuccini esperava poder desencorajar os confederados de se aliarem a Carlos I e os realistas na Guerra Civil Inglesa e, em vez disso, incentivá-los a fundar uma Irlanda independente, governada por católicos.

Em Kilkenny, Rinuccini foi recebido com grandes honras, afirmando em sua declaração em latim que o objetivo de sua missão era sustentar o rei, mas, acima de tudo, resgatar de dores e penalidades o povo católico da Irlanda, assegurando o exercício público e gratuito de a religião católica e a restauração das igrejas e propriedades da igreja. No final, Oliver Cromwell restaurou a Irlanda para o lado parlamentar e Rinuccini retornou a Roma em 1649, após quatro anos infrutíferos.

Cardeais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Consistórios de Inocêncio X

Inocêncio X criou 40 cardeais em 8 consistórios, incluindo Fabio Chigi, que se tornaria o Papa Alexandre VII, Benedetto Giulio Odescalchi, que se tornaria Papa Inocêncio XI e Pietro Vito Ottoboni, que se tornaria Papa Alexandre VIII.

Olimpia Maidalchini[editar | editar código-fonte]

Olimpia Maidalchini era casada com o falecido irmão de Inocêncio X, e acreditava-se que era sua amante por causa de sua influência sobre ele em questões de promoção e política. Esse estado de coisas foi mencionado na Encyclopædia Britannica 9ª edição (1880):

"Durante todo o seu reinado, a influência exercida sobre ele por Maidalchini, esposa de seu falecido irmão, foi muito grande e suscitou um escândalo grave, para o qual, no entanto, parece não ter havido terreno adequado... A avareza de sua conselheira deu ao seu reinado um tom de opressão e ganância sórdida que provavelmente não mostraria de outra forma, pois pessoalmente ele não estava sem impulsos nobres e reformadores".

Morte e legado[editar | editar código-fonte]

O arcanjo Miguel de Guido Reni (igreja capuchinha de Santa Maria della Concezione, Roma) atropela um Satanás com as características vividamente reconhecíveis do papa Inocêncio X.
Estátua de bronze de Inocêncio X, de 1645 a 1649, de Alessandro Algardi.

Durante o papado do Papa Urbano VIII, o futuro Inocêncio X foi o rival mais significativo do papa entre o Colégio dos Cardeais. Antonio Barberini, irmão de Urbano VIII, era um cardeal que começara sua carreira com os irmãos capuchinhos. Por volta de 1635, no auge da Guerra dos Trinta Anos na Alemanha, na qual o papado estava intrinsecamente envolvido, o cardeal Antonio encomendou a pintura de Guido Reni do arcanjo Miguel, atropelando Satanás, que carrega as características reconhecíveis de Inocêncio X. ainda há obras de arte políticas em uma capela lateral da Igreja da Conceição dos Frades Capuchinhos (Santa Maria della Concezione) em Roma. Uma lenda relacionada à pintura é que o arrojado e ilustre artista, Guido Reni, foi insultado por rumores que, segundo ele, foram divulgados pelo cardeal Pamphili.

Quando, alguns anos depois, Pamphili foi elevado ao papado, outros parentes de Barberini fugiram para a França sob acusações de peculato. Apesar disso, os capuchinhos se apegaram ao retábulo da capela.

Inocêncio X foi responsável por elevar o Colégio de Santo Tomás de Nossa Senhora do Santuário Rosário ao posto de universidade. Agora é a Universidade de Santo Tomás, em Manila, a mais antiga existente na Ásia.

Em 1650, Inocêncio X celebrou um jubileu. Ele embelezou Roma com pisos embutidos e baixo-relevo em São Pedro, ergueu a Fontana dei Quattro Fiumi de Bernini na Piazza Navona, a fortaleza dos Pamphili em Roma, e ordenou a construção do Palazzo Nuovo no Campidoglio.

Inocêncio X também é o tema de Portrait of Inocêncio X, uma famosa pintura de Diego Velázquez, alojada na galeria da família do Palazzo Doria (Galeria Doria Pamphilj). Este retrato inspirou as pinturas de "Papa Gritando" do pintor do século XX Francis Bacon, o mais famoso dos quais é o Estudo de Bacon, depois do Retrato do Papa Inocêncio X, de Velázquez.

Inocêncio X morreu em 7 de janeiro de 1655, e em abril seguinte foi sucedido pelo Papa Alexandre VII, que prometeu a Inocêncio X que ele construiria mais escolas na Europa.

Referências

  1. a b Williams, George L. (2004). Papal Genealogy: The Families and Descendants of the Popes. [S.l.]: McFarland. p. 109. ISBN 978-0786420711. Consultado em 22 de janeiro de 2015 
  2. Miranda, Salvador. "Pamphilj, Giambattista (1574–1655)", The Cardinals of the Holy Roman Church
  3. Vergil and the Pamphili Family in Piazza Navona, Rome, Igrid Rowland, A Companion to Vergil's Aeneid and its Tradition, Ed. Joseph Farrell and Michael C.J. Putnam, (Blackwell Publishing Ltd, 2010), 253.
  4. Boutry, Philippe. "Innocent X", The Papacy:An Encyclopedia, Vol.2, Ed. Philippe Levillain, (Routledge, 2002), 801.
  5. a b Michael Ott, Pope Innocent X; volume 8
  6. History of the popes; their church and state (Volume III) by Leopold von Ranke (2009, Wellesley College Library)
  7. Miranda, Salvador. "Conclave of August 9 to September 15, 1644", The Cardinals of the Holy Roman Church
  8. George L. Williams, Popal Genealogy: The Families And Descendants Of The Popes, (McFarland & Company, 1998), 109.
  9. "Jansenism", Raymond A. Blacketer, The New Westminster Dictionary of Church History: The Early, Medieval, and Reformation Era, Ed. Robert Benedetto, (Westminster John Knox Press, 2008), 348.
  10. Psalms 69:9, "For the zeal of thine house hath eaten me up, and the reproaches of them that reproached thee are fallen upon me."
  11. Ryan, E.A., "Catholics and the Peace of Westphalia"
  12. "con somme cospicue di pecunia ed altre munizioni", G. Alazzi, Nunciatura in Irlanda di Monsignor Gio. Batista Rinuccini (Florence) 1844, preface (p. vi) to the publication of Rinucci's official letters: see Giovanni Battista Rinuccini.


Precedido por
Urbano VIII

Papa

236.º
Sucedido por
Alexandre VII


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.