Papagaio-de-cabeça-amarela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiapapagaio-de-cabeça-amarela

Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Amazona
Espécie: A. oratrix
Nome binomial
Amazona oratrix
(Ridgway, 1887)
Distribuição geográfica

Sinónimos
  • Amazona ochrocephala oratrix

Papagaio-de-cabeça-amarela[1][2][3] (Amazona oratrix) é um papagaio em estado de extinção,[4] pertencente a família Psittacidae. Ele é localizado no México e norte da América Central.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Eles se alimentam principalmente de frutas, nozes, sementes, néctar, bagas e brotos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A época de reprodução começa em fevereiro e em algumas áreas até o mês de maio. Os ovos são incubados pela fêmea sozinha, cada fêmea põe de 3 a 4 ovos. Eles constroem seus ninhos em troncos ocos, e eles botam ovos (brancos, quase 4 cm de comprimento) que são incubados por cerca de 28 dias.

Tamanho[editar | editar código-fonte]

A Amazona oratrix mede na média de 35 cm e pesa entre 400 e 500g.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

Esta espécie vive em florestas ciliares e áreas com árvores dispersas, assim como a floresta temperada de folha persistente em Belize e manguezais na Guatemala. Ocorre em individualmente ou em pares, em pequenos grupos, e ocasionalmente em bandos grandes. A faixa anteriormente incluía tanto encostas costeiras do México a partir das ilhas Três Marias e Jalisco a Oaxaca e de Nuevo León no norte de Chiapas e sudoeste de Tabasco, bem como uma área disjunta incluindo a maioria de Belize, e outro composto por uma pequena parte do nordeste da Guatemala e noroeste de Honduras.[5] No entanto, seus números foram reduzidos drasticamente, de 90 por cento, para 7000, a partir de meados dos anos 1970 a 1994,[6] e em 68 por cento de 1994-2004 por causa de captura para o comércio de animais e destruição do habitat.

Populações introduzidas podem ser encontrados em Stuttgart, Alemanha, onde uma população de mais de 50 indivíduos reside. Menores populações introduzidas são encontradas em Imperial Beach e em Santa Anna, ambas no sul da Califórnia.

Referências

  1. «Psittacidae». Aves do Mundo PT. 25 de dezembro de 2021. Consultado em 23 de agosto de 2022 
  2. «Passarada: Os nomes portugueses das aves de todo o mundo». Passarada. Consultado em 23 de agosto de 2022 
  3. «UE — DG Tradução – «a folha» — Boletim da língua portuguesa» (PDF). ec.europa.eu (66 - separata 1). Consultado em 23 de agosto de 2022. Cópia arquivada (PDF) em 2021 
  4. «Amazona oratrix». [www.iucnredlist.org IUCN Red List]. Consultado em 2 de janeiro de 2012 
  5. Steve N. G. Howell, Sophie Webb (1995). A Guide to the Birds of Mexico and Northern Central America (em inglês). [S.l.]: Oxford University Press. ISBN 0-19-854012-4 
  6. «Yellow-headed Parrot (Amazona oratrix (PDF) (em inglês). Abril de 2010. Consultado em 2 de janeiro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.