Papaléo Paes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Papaléo Paes
Vice-Governador do  Amapá
Período 1 de janeiro de 2015
até a atualidade
Senador pelo  Amapá
Período 1 de fevereiro de 2003
até 31 de janeiro de 2011
Antecessor(a) João Capiberibe
Sucessor(a) Annibal Barcellos
Prefeito de Macapá. Macapá
Período 1 de janeiro de 1993
até 31 de dezembro de 1996
Vida
Nascimento 27 de agosto de 1952 (64 anos)
Belém-PA
Dados pessoais
Esposa Josélia Martins Papaléo Paes
Partido PP
Profissão Médico
linkWP:PPO#Brasil

João Bosco Papaléo Paes (Belém, 27 de agosto de 1952) é um médico e político brasileiro.

Médico cardiologista formado na Universidade Federal do Pará, chegou a exercer a profissão no Hospital Miguel Couto da cidade do Rio de Janeiro.

Foi candidato em 1990 ao governo do Amapá pelo PRONA, ficando em terceiro lugar, sendo derrotado por Aníbal Barcelos, do PFL, Gilson Rocha, PT, que disputaram o segundo turno, sendo eleito o pefelista. Em 1992 foi eleito prefeito de Macapá, capital do estado, pelo PSDB. Candidata-se novamente 2000 a prefeito de Macapá, desta vez pelo PTB, perdendo para João Henrique Rodrigues Pimentel por uma diferença de 415 votos. Dois anos depois, ainda pelo PTB foi eleito senador. Após rápida passagem pelo PMDB, retorna ao PSDB em 2005. Em 2006, tentou novamente o governo do estado do Amapá, ficando em terceiro lugar. Por indicação de Aécio Neves,o ex-prefeito de Macapá ocupava o cargo de Conselheiro da estatal Elétrica de Minas Gerais, CEMIG.[1] Em 2010 disputou uma das vagas ao senado, mas ficou em quarto lugar.

Atualmente é do PP e é candidato a vice-governador do estado pela coligação de Waldez Góes do PDT, e vence a eleição no primeiro turno.

Papaléo é aliado do senador José Sarney no estado.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
João Capiberibe
Prefeito de Macapá
19931996
Sucedido por
Annibal Barcellos