Paróquia Nossa Senhora de Montevirgem e São Luís Gonzaga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Paróquia Nossa Senhora de Montevirgem e São Luís Gonzaga

A Paróquia Nossa Senhora de Montevirgem e São Luís Gonzaga é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica na cidade de São Paulo, Brasil, no bairro do Cangaíba. Pertence à diocese de São Miguel Paulista.

História[editar | editar código-fonte]

Guilherme de Vercelli, monge beneditino italiano, originário de Vercelli, tinha como propósito dedicar-se completamente à oração, ao silêncio e à penitência. Enquanto rezava, Jesus Cristo apareceu a ele e lhe confiou a construção de uma igreja à Virgem Maria. E foi em um monte até então desconhecido, Montevirgem, que se levantou uma capela dando início a uma nova organização monástica beneditina que se denominou: Congregação Virginiana, no século XII.

Por ser admirada a grande obra de Guilherme e também a grande veneração à Virgem Maria, muitas pessoas daquela região e de outras partes da Itália se dirigiam até Montevirgem, desde o começo da construção da igreja antiga, até os dias de hoje, para pedirem e agradecerem as graças recebidas por intercessão da Virgem Maria.

A festa de Nossa Senhora de Montevirgem até 1742 acontecia na mesma data do nascimento de Maria Santíssima em 8 de setembro. Foi só naquele ano de 1742 que, por crescer sempre mais a veneração por Nossa Senhora sob o título particular de Montevirgem, obteve do Papa Benedito XIV uma festa própria no dia 1 de setembro de cada ano.

Por motivos pastorais, celebra-se atualmente a festa da Padroeira de nossa Paróquia no Domingo festivo de sua Gloriosa Assunção.

O Papa Pio X, acolhendo os votos da região eclesiástica beneventana, estendeu a todas as respectivas dioceses a própria festa de Nossa Senhora de Montevirgem.

No caso desta paróquia, tudo começou quando devotos se dedicaram a construir uma capela em honra à Nossa Senhora de Montevirgem, nas proximidades da igreja atual.

A partir daí, as pessoas das redondezas começaram a se reunir nos finais de semana ao redor da devoção mariana que se propaga até hoje.

Segundo os registros, a paróquia de Nossa Senhora de Montevirgem no Brasil tem mais de 150 anos. Há apenas quatro paróquias de Nossa Senhora de Montevirgem no mundo: um santuário na Itália e três paróquias fora da Itália.

Outras comunidades[editar | editar código-fonte]

  • Há também a Comunidade Nossa Senhora do Monte Virgem situada em Itaquaquecetuba, localizada na Rua Iporã, 254 (Rancho Grande).
  • Há em Atibaia uma Comunidade chamada Nossa Senhora de Montevirgem.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]