Meetic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Par Perfeito)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o filme, veja Killers (filme).
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada.
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Grupo Meetic é líder absoluto[carece de fontes?] no serviço de dating online (procurar parceiros ou amigos através da Internet) e matchmaking (procurar parceiros por afinidade psicológica através da Internet). Os seus serviços centram-se em diferentes marcas: Meetic, Match.com, Meetic Affinity, Match Affinity e Peexme.

Procura de parceiros na Internet[editar | editar código-fonte]

Na maior parte dos casos, a ausência de um parceiro fica a dever-se ao ritmo frenético da sociedade onde estamos inseridos, ao stress do dia-a-dia, à exigência das nossas profissões, à excessiva dependência do relógio e às extensas jornadas laborais; o grau de isolamento é proporcional ao tamanho das cidades. Estes factores conjugados levam a que seja cada vez mais difícil conhecer pessoas novas e, porque não, aquele alguém especial.

Segundo dados do INE, em Portugal, o número de divórcios cresceu em cerca de 4,1%, de 2000 a 2008. O número de casamentos tende a diminuir, com especial incidência a partir de 2000, representando em 2008 cerca de 2/3 dos casamentos celebrados naquele ano. Cerca de 294 mil de pessoas, em Portugal, com idades compreendidas entre os 20 e os 49 anos, são solteiros (Census 2001), havendo mais mulheres que homens neste estado civil (59% e 41%, respectivamente). [carece de fontes?] Segundo excertos do The Strength of Internet Ties de Janeiro de 2006, elaborado pela Universidade de Toronto, "a Rede fomenta as relações sociais e potencia a integração das pessoas na vida quotidiana, ao mesmo tempo que reforça os laços sociais".

O Meetic.pt[editar | editar código-fonte]

O Meetic.pt nasceu em 2005 e conta com mais de 1 milhão de usuários.[carece de fontes?] A maior concentração destes é em Lisboa, seguida por outras cidades como o Porto, Coimbra, Braga, Aveiro, Setúbal e Faro. Os usuários dos serviços Meetic em Portugal indicam que a percentagem de homens e mulheres é bastante equilibrada: cerca de 52% são do sexo masculino, face a 48% do sexo feminino, o que faz com que o portal Meetic seja o mais equilibrado entre os diferentes sexos. No que refere à idade do usuário do Meetic em Portugal, a maioria situa-se entre os 25 e os 34 anos, com uma idade média entre os 30 e os 32 anos. Para além disso, tal como em outros países onde o Meetic se encontra presente, o perfil do usuário Meetic.pt é de classe média/média alta e com formação universitária. Actualmente, e de acordo com os dados do Google Analytics do mês de Maio de 2010, a página do Meetic.pt tem acima de 680.000 visitas (47,5% de visitas novas) e um número superior a 5 600 000 page views. Em média cada utilizador visualiza mais de 8 páginas por visita e permanece no site mais de 6 minutos.

História do Meetic[editar | editar código-fonte]

O Grupo Meetic foi criado em França por Marc Simoncini em 2001, e o primeiro site do grupo, o Meetic.fr, foi lançado em França em 2002. Em 2003, o Meetic estava já presente nos principais mercados europeus (Espanha, Alemanha, Itália). Nesse mesmo ano, foi lançada a primeira versão do Meetic para dispositivos móveis. Em 2004, o Meetic lança o MeeticLive - eventos e actividades de ócio do Meetic destinados ao mundo dos solteiros - e ganha asas fora da Europa, abrindo novos sites na Ásia graças ao acordo alcançado com o Yahoo!. Em 2005, o Meetic duplica num ano os seus lucros, e começa a ser cotado no Euronext. Um ano mais tarde, dando continuidade ao seu projecto de expansão internacional, dá por concluída a compra do principal site de relacionamentos online do Brasil, Parperfeito, e na Europa o Meetic adquire o Lexa, consolidando a sua posição no mercado holandês. No início de 2007 e com o objectivo de reforçar a sua presença no mercado inglês, o Meetic compra o DatingDirect. Também nesse ano lançou a versão 2.0 do site, com inovadoras capacidades e funcionalidades. O ano termina com o lançamento do site na América Latina (Argentina, México e reforço do Brasil), a aquisição do Cleargay (site especializado em encontros LGTB) e do Neu.de na Alemanha. Em 2008, o Meetic lança-se no mercado de matchmaking (procura de par por afinidade psicológica), abrindo de forma gradual ao longo do ano o Meetic Affinity em 8 países diferentes da Europa. Mas é com a aquisição das actividades europeias do seu mais directo concorrente, o Match.com, em Junho de 2009, que se dá o verdadeiro reforço do posicionamento do Grupo Meetic no mercado de dating e matchmaking. Uma aquisição que foi o ponto de partida da criação de uma joint-venture em 2010 entre o Meetic e o Match.com com o objectivo de abordar em conjunto o mercado latino-americano no qual as duas companhias mediam forças até então.

Números do negócio[editar | editar código-fonte]

A facturação alcançada em cada um dos períodos encontra-se detalhada em milhões de euros:[carece de fontes?]

Ano Facturação
2002 1,1
2003 8,9
2004 21,3
2005 43
2006 78,7
2007 113,8
2008 133,6
2009 164,5

Matchmaking[editar | editar código-fonte]

Segundo a wikipédia, o matchmaking é o processo ou método utilizado para apresentar duas pessoas que desejam ter um encontro e conhecer-se melhor com o intuito de construir uma relação estável. Baseando-nos nesta definição, podemos dizer que o matchmaking existe há muito em todas as comunidades e culturas. Ao longo da história a figura do "Cupido", que poderíamos considerar como o matchmaker, tem feito parte das diversas sociedades de uma maneira totalmente natural. Ainda assim, o matchmaking no Ocidente e o carácter de modernidade que lhe está associado, só surgiu há alguns anos. Como parte da oferta de serviços e dentro do mercado de matchmaking, o Meetic conta com um produto, o Meetic Affinity, que assenta na afinidade: deste modo, no momento do registo, o usuário deverá responder a um questionário composto por uma série de perguntas com o objectivo de ficar a conhecer os seus valores, a forma como vê o outro par, a família e as relações, assim como os seus gostos e interesses. Este questionário proporcionar-lhe-á um completo relatório de personalidade, totalmente gratuito, que será o pilar da procura de par por afinidade, essa alma gémea com quem deseja construir uma relação duradoura. Lançado em 2008, o Meetic Affinity nasceu como uma evolução e aperfeiçoamento do Ulteem, anterior produto do mercado de matchmaking.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

data=setembro de 2010}}