Para-Raio (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Predefinição:Info/instalação maf adequacoes

Para-Raio é uma canção composta pelo músico e cantor Djavan para seu álbum de estreia homônimo com subtítulo de "A Voz, O Violão, A Música de Djavan" de 1976 [1]. Na letra da canção é perceptível a complexidade tanto de melodia como na própria letra, Djavan fala nas primeiras estrofes sobre si próprio em comportamentos inexpressivos: "Pálido, cálido, espírito ausente/Calado, de corpo fechado/Não traço, não sigo, não sou obrigado/Não faço segredo, não sou bem dotado {...} Esqueço do medo, não choro por nada" [2]; a seguir na letra Djavan insinua o título da canção falando sobre um temporal em beira de praia, se nota também o fato de alguns objetos fazerem sinônimo aos relâmpagos e ventania: "No braço do mar/Bem na ponta da areia/A terra treme, o tempo serra/Quem manda na chuva é o vento {...} E pára-raio/Cata-vento/E pára-raio/E pára o tempo/E pára".

A canção tem uma melodia complexa, caracterizada por ser rápida, as notas em violão são estruturalmente adicionais, que se repetem varissímas vezes: D6(9)-A7(4/9) [3], antes do término dos primeiros versos, onde no próximo a melodia se torna mais tenue e em comparação a já seguida, um pouco mais lenta, em seguida no refrão da canção onde se repete a frase "E para-raio, cata-vento" seguidas vezes, as notas em violão: A7(4/9)-D6(9) repetem progressivamente.

Posteriormente em vídeo em "Djavan Ao Vivo" Djavan grava um vídeo no parque Güell na cidade de Barcelona de Espanha, somente à voz e violão da canção "Para Raio" [4].

Covers[editar | editar código-fonte]

Há também vários covers amadores (na maioria das vezes à voz e violão) espalhados pela internet da canção [5]

Ficha Técnica [6][editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Discografia». Consultado em 12 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 23 de janeiro de 2010 
  2. Letra Para-Raio
  3. Cifra da Canção
  4. «Release no site oficial». Consultado em 12 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 13 de maio de 2008 
  5. Pesquisa por Google Video[ligação inativa]
  6. «Ficha Técnica no Site Oficial do cantor 3/10/2010». Consultado em 3 de outubro de 2010. Arquivado do original em 5 de janeiro de 2011