Para-Raio (canção)
Predefinição:Info/instalação maf adequacoes
Para-Raio é uma canção composta pelo músico e cantor Djavan para seu álbum de estreia homônimo com subtítulo de "A Voz, O Violão, A Música de Djavan" de 1976 [1]. Na letra da canção é perceptível a complexidade tanto de melodia como na própria letra, Djavan fala nas primeiras estrofes sobre si próprio em comportamentos inexpressivos: "Pálido, cálido, espírito ausente/Calado, de corpo fechado/Não traço, não sigo, não sou obrigado/Não faço segredo, não sou bem dotado {...} Esqueço do medo, não choro por nada" [2]; a seguir na letra Djavan insinua o título da canção falando sobre um temporal em beira de praia, se nota também o fato de alguns objetos fazerem sinônimo aos relâmpagos e ventania: "No braço do mar/Bem na ponta da areia/A terra treme, o tempo serra/Quem manda na chuva é o vento {...} E pára-raio/Cata-vento/E pára-raio/E pára o tempo/E pára".
A canção tem uma melodia complexa, caracterizada por ser rápida, as notas em violão são estruturalmente adicionais, que se repetem varissímas vezes: D6(9)-A7(4/9) [3], antes do término dos primeiros versos, onde no próximo a melodia se torna mais tenue e em comparação a já seguida, um pouco mais lenta, em seguida no refrão da canção onde se repete a frase "E para-raio, cata-vento" seguidas vezes, as notas em violão: A7(4/9)-D6(9) repetem progressivamente.
Posteriormente em vídeo em "Djavan Ao Vivo" Djavan grava um vídeo no parque Güell na cidade de Barcelona de Espanha, somente à voz e violão da canção "Para Raio" [4].
Covers[editar | editar código-fonte]
Há também vários covers amadores (na maioria das vezes à voz e violão) espalhados pela internet da canção [5]
Ficha Técnica [6][editar | editar código-fonte]
- Arranjos: Edson Frederico
- bateria: Paulinho
- Direção de Produção: Guto Graça Mello
- Contra-baixo: Luizão
- Coordenação gráfica: Marciso Carvalho
- Estúdio: Level
- Flauta; Flautim: Altamiro Carrilho
- Guitarra: Helinho
- Layout: Sandner (Polu)
- Masterização: Sergio Seabra
- Produção Executiva: Aloysio de Oliveira
- Ritmo: Marçal; Luna; Hermes
- teclado: Edison
- Técnicos de Gravação: Victor; Andy
- Técnico de Mixagem: Victor
- Violão: Djavan
Referências
- ↑ «Discografia». Consultado em 12 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 23 de janeiro de 2010
- ↑ Letra Para-Raio
- ↑ Cifra da Canção
- ↑ «Release no site oficial». Consultado em 12 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 13 de maio de 2008
- ↑ Pesquisa por Google Video[ligação inativa]
- ↑ «Ficha Técnica no Site Oficial do cantor 3/10/2010». Consultado em 3 de outubro de 2010. Arquivado do original em 5 de janeiro de 2011