Parada do Dia da Libertação Gay de São Francisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Parada do Dia da Libertação Gay de São Francisco (San Francisco Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender Pride Celebration), mais conhecida como San Francisco Pride, é uma parada e festival que ocorre em junho de cada ano em San Francisco, Califórnia, EUA, para celebrar as pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) e seus aliados. É uma das maiores e mais famosas paradas de orgulho LGBT do mundo. É a maior parada de qualquer tipo no norte da Califórnia e a segunda maior de toda a Califórnia, atrás somente da Rose Parade. Foi a primeira parada de orgulho LGBT a ser conhecida mundialmente, o que inspirou a organização de paradas LGBT em diversos países.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro evento relacionado à Parada e celebração do orgulho LGBT foi uma passeata pela rua Polk Street e pelo parque Golden Gate Park. Desde 1972, o evento se tornou anual, apesar do nome ter mudado várias vezes ao longo dos anos. A cada ano é escolhido um tema para o evento, para que seja publicizado um logo e outras publicidades para o evento.

A bandeira de arco-íris identificada com o movimento LGBT foi inicialmente criada por Gilbert Baker para a Parada do Orgulho de São Francisco de 1978. Originalmente tinha oito listras, mas foi simplificada com o tempo para as atuais seis listras. Há uma bandeira de seis listras hasteada na Praça Harvey Milk (Harvey Milk Plaza), assim como uma faixa de pedestres colorida como a bandeira. A praça fica em Castro District, San Francisco, um dos bairros reconhecidos como mais simpatizantes LGBT no mundo.



Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre LGBT é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[1]

  1. «San Francisco Pride». Wikipedia (em inglês). 1 de novembro de 2017