Paraense Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Para o time de Marituba, ver Paraense Sport Club.
Paraense
Paraense de Pará de Minas.JPG
Nome Paraense Esporte Clube
Fundação 15 de maio de 1936 (82 anos)
Estádio Ovídio de Abreu
Competição Liga Desportiva de Pará de Minas
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Paraense Esporte Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Pará de Minas, no estado de Minas Gerais, fundada a 15 de maio de 1936.

Entrada do estádio Ovídio de Abreu.

História[editar | editar código-fonte]

Tradicional representante do futebol mineiro, o Paraense disputou, a partir de 1961 até o início da década de 70, diversas vezes o Campeonato Mineiro da Divisão de Acesso. Com a revogação da Lei do Acesso pelo Conselho Nacional Desportivo, em 1970[1], a FMF revogou as divisões inferiores do Campeonato Mineiro, convidando vários clubes, inclusive o Paraense a disputar o Campeonato Mineiro de 1970, que foi eliminado no estágio de classificação, o que o impediu de realizar jogos com diversos clubes tradicionais de Minas Gerais, como os três da capital e o Villa Nova. Um fato bastante interessante que ocorreu na agremiação se deu quando Edgar, ex-goleiro do Botafogo de Futebol e Regatas e Sociedade Esportiva Palmeiras, correu atrás do hoje locutor esportivo Sílvio Luiz, quando este ainda era árbitro de futebol, ainda nos anos 50.

Envolto em uma grave crise financeira, o clube das cores azul e branco e logotipo similar ao do Clube Atlético Mineiro, vive uma grave crise financeira causada por uma péssima gestão anterior. Contudo, disputa ainda os torneios amadores promovidos pela Liga Paraense de Desportos, atuando nas categorias de base municipais e estaduais.

Em 2004, foi campeão pela última vez do campeonato promovido por essa entidade, derrotando na final o rival Guarani Esporte Clube, recebendo a Taça Édson Campolina Pontes. Possui o estádio Ovídio de Abreu e tem as cores branca e azul.

Histórico do clube profissional em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Minas Gerais Campeonato Mineiro - Módulo I ou divisão principal¹
Ano 1970
Pos. 18°

1- Durante o decorrer do tempo, as divisões do campeonato mineiro tiveram várias denominações diferentes, então a classificação está distribuída de acordo com os níveis, do 1° ao 3°

Ver também[editar | editar código-fonte]

  1. Rsssf Brasil. «FMF convida vários clubes a participarem do Campeonato Mineiro de 1970». Federação Mineira de Futebol. Consultado em 23 de outubro de 2018