Pararu-espelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPararu-espelho
Peristera geoffroyi - 1700-1880 - Print - Iconographia Zoologica - Special Collections University of Amsterdam - UBA01 IZ15600213.tif
Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Género: Paraclaravis
Espécie: P. geoffroyi
Nome binomial
Paraclaravis geoffroyi
(Temminck, 1811)
Sinónimos
  • Claravis godefrida
  • Claravis geoffroyi

Pararu-espelho (nome científico: Paraclaravis geoffroyi) é uma espécie de ave da família dos columbídeos. Encontra-se em perigo crítico de extinção de acordo com a IUCN.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

A pararu-espelho mede aproximadamente 24 cm de comprimento e pesa entre 200 e 250 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual: o macho é cinza-azulado e apresenta duas largas faixas alares transversais castanhas e lados da cauda brancos, enquanto a fêmea é parda e as faixas das asas são violáceas.

É uma espécie de hábito terrícola. Vive em ambientes com floresta densa e taquarais, podendo forragear em campos abertos, à procura de sementes de gramíneas após as queimadas. Ocorre do sul da Bahia à Santa Catarina, no Brasil, a Argentina (Misiones) e Paraguai. Pode ser encontrada em regiões montanhosas de até 2.300 metros de altitude.

Referências

  1. BirdLife International (2012). «Claravis geoffroyi». Consultado em 26 de novembro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.