Parasitaxus usta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaParasitaxus
Parasitaxus usta

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Podocarpaceae
Género: Parasitaxus
Espécie: P. usta
Nome binomial
Parasitaxus usta
(Vieill.) de Laub.
Sinónimos

Parasitaxus usta (às vezes escreve-se da forma incorreta Parasitaxus ustus) é uma espécie de conífera pertencente à família Podocarpaceae. É o único representante do género Parasitaxus.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma espécie rara. Tem a aparência de um arbusto lenhoso que pode atingir até 1,8 m de altura. Apenas pode ser encontrada em áreas densamente florestadas da Nova Caledónia. Foi descoberta por Eugène Vieillard em 1861.[2]

É normalmente mencionado que esta espécie é única gimnospérmica de hábitos parasitas. Não tem raízes e é sempre encontrada agarrada às raízes da espécie Falcatifolium taxoides (outro membro das Podocarpaceae). No entanto, a questão do parasitismo ainda está em aberto visto que ela não é um parasita haustorial, como acontece no caso das angiospermas.

Estudos recentes sugerem uma relação de proximidade entre esta espécie e o género Lepidothamnus, nomeadamente com a espécie Lepidothamnus fonkii.

Foi primeiro descrita como Dacrydium ustum Vieill.; outros sinónimos são Podocarpus ustus (Vieill.) Brogn. & Gris e Nageia usta (Vieill.) Kuntze.

Referências

  1. «Parasitaxus usta». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 25 de outubro de 2020 
  2. «NCBI:txid56899». NCBI Taxonomy (em inglês). Consultado em 25 de outubro de 2020