Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parlamento da Bolívia)
Assembleia Legislativa Plurinacional
Asamblea Legislativa Plurinacional
Brasão de armas ou logo
Tipo
Tipo
Câmaras Senado
Câmara dos Deputados
Liderança
cargo vago
cargo vago
cargo vago
Estrutura
Assentos 166 membros
130 deputados
36 senadores
Local de reunião
La Paz, Bolívia
Website
www.diputados.bo
www.senado.gob.bo

A Assembleia Legislativa Plurinacional, anteriormente Congresso da Bolívia, é o mais importante órgão legislativo da Bolívia. É de tendência bicameral, composto por Senado e Câmara dos Deputados, e presidido Vice-presidente da República. Senado e Câmara dos Deputados reúnem-se num edifício de arquitetura eclética localizado na Praça Murillo, no centro de La Paz.

O Senado é composto por 27 membros eleitos por sufrágio universal direto, para um mandato de cinco anos. Em cada departamento, duas vagas cabem ao partido mais votado e a terceira vaga cabe ao segundo partido mais votado.

A Câmara dos Deputados compõe-se de 130 membros eleitos por sufrágio universal direto para um mandato de cinco anos. São 62 eleitos nas nove circunscrições departamentais pelo sistema proporcional e 68 são eleitos em circunscrições menores que os departamentos, por maioria simples.

Os legisladores de ambas as casas (senadores e deputados) que representam um mesmo departamento ou região integram conjuntamente as Brigadas Departamentais, organizadas para coordenar ações de interesse regional.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia