Parque Avenida Pelinca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Parque Avenida Pelinca

Parque Pelinca, Pelinca

Localização
Coordenadas 21° 45' 42" S 41° 19' 54.6" O
País Brasil
Cidade Campos dos Goytacazes
Características geográficas
População total (2010) 9 751 hab.

Parque Avenida Pelinca, Parque Pelinca ou simplesmente Pelinca, é um bairro da zona central da cidade fluminense de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

História e características[editar | editar código-fonte]

O bairro surgiu a partir de uma chácara que pertencia a um padre, o Cônego Luiz Ferreira Nobre Pelinca (Padre Doutor). A chácara ficava localizada onde hoje está localizado o bairro, que é um grande centro de compras da cidade. Em dois de abril de 1876 o padre tomou posse como vigário da Matriz de São Salvador dos Campos dos Goitacazes tendo a seu cargo as Freguesias de São Benedito e Santa Rita da Lagoa de Cima. O mesmo exerceu o vicariato até 16 de agosto de 1895 quando se incompatibilizou com o Bispo D. Francisco do Rego Maia, pelo qual muito se esforçara para que fosse para Campos dos Goytacazes. Em Campos/RJ prestou serviços à S.C.M e deram seu nome a uma das vias públicas centrais.[1]

A partir do final da década de 70 a região começou a crescer como centro comercial, porém o ponta pé inicial se deu pela construção do Colégio João XXIII, que mais tarde se tornaria o Parquecentro.

Atualmente a população do bairro esta em torno dos 15 000 habitantes ou mais; ali encontram-se universidades públicas e privadas, grandes hospitais, três shopping centers mais centros comerciais. Nas últimas décadas, o bairro vem atraindo empreendimentos imobiliários para as classes alta e média alta chamando a atenção de grandes construtoras do Grande Rio e até de outros estados, devido à praticidade do bairro e seu entorno. Porém, apesar da agressiva verticalização e aumento da população, os investimentos públicos não acompanham. Considerado nobre e altamente comercial, o bairro carece de melhor urbanização e instrumentos públicos de lazer, já que o bairro não possui uma grande praça, sofre com mau odor de seus bueiros e tradicionais alagamentos em alguns pontos.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Principais ruas e do bairro são:

  • Avenida Pelinca
  • Rua Voluntários da Pátria
  • Avenida Vinte e Oito de Março
  • Rua Barão de Miracema
  • Rua Tenente Coronel Cardoso
  • Rua Conselheiro José Fernandes

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Roberto Moraes (ed.). «Quem foi Pelinca?». www.robertomoraes.com.br. Consultado em 22 de dezembro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]