Parque Ecológico do Córrego Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Parque Ecológico do Córrego Grande é uma unidade de conservação localizada no município brasileiro de Florianópolis.

Com área de 21,3 hectares, está localizado na região centro-oeste da Ilha de Santa Catarina, entre os bairros do Córrego Grande e Santa Mônica, integralmente em área urbana. Apresenta relevo plano, cortado por cursos d'água, sendo utilizado para realização de atividades de recreação, lazer, educação ambiental, pesquisa e cultura voltadas à área ambiental.

Essa unidade era uma antiga reserva florestal do IBDF, posteriormente do IBAMA, tendo sido cedida ao município. Na década de 1990 este parque ficou anos fechado ao público, em razão de um acidente que ocorreu no mesmo envolvendo um pai com seu filho que foram atingidos por um eucalipto em um dia de fortes ventos. Após reformas e recuperação da vegetação nativa, o Parque Ecológico do Córrego Grande foi reaberto à visitação no dia 3 de dezembro de 2001.

Atualmente, funciona todos os dias, das 7 às 18 horas, possui estrutura para passeios familiares e conta com mais de 100 espécies de árvores identificadas. Dotado de equipamentos de lazer (lago, pistas de caminhada, bancos rústicos), recebe uma média de 500 visitantes diariamente, sendo que este número dobra nos finais de semanas e feriados. O período da tarde é o preferido e o público é composto sobretudo de famílias, com freqüência de visitação de 3 a 4 dias por semana.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]