Parque Estadual Serra de Santa Bárbara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Parque Estadual Serra de Santa Barbara, foi criado pelo Decreto 1.797, de 4 de novembro de 1997. Foi homologado Lei 7.165, de 23 de agosto de 1999, com área de 120.092 hectares. Está localizado nos municípios de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião, estado de Mato Grosso, região centro-oeste do Brasil.

O cerrado apresenta-se como a ecorregião predominante. O pantanal apresenta grande variação sazonal decorrente dos períodos de inundação, ocorrendo alteração da configuração da paisagem regional.

O Parque não possui nenhum tipo de infraestrutura gerencial.

Possui problemas fundiários, sendo toda a área pertencente a iniciativa privada, necessitando ainda de demarcação.

O ponto culminante de Mato Grosso localiza-se neste parque. A Serra do Monte Cristo atinge 1.118 metros de altitude. O topo desta serra é o ponto mais frio do estado, podendo ter nas tardes mais frias de cada ano temperaturas entre 6 ºC a 10 ºC, e manhãs com temperaturas próximas a 0 ºC, segundo o gradiente térmico vertical feito a partir de estações automáticas do INMET de cidades próximas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.