Parque Nacional dos Campos Ferruginosos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Nacional dos Campos Ferruginosos
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Localização
País  Brasil
Estado Pará Pará
Mesorregião Sudeste Paraense
Microrregião Parauapebas
Localidades mais próximas Parauapebas e Canaã dos Carajás
Dados
Área &0000000000079086.04000079 086,04 hectares (790 9 km2)
Criação 5 de junho de 2017 (8 meses)[1]
Gestão ICMBio
Coordenadas 6° 20' S 49° 57' 52" O
Parque Nacional dos Campos Ferruginosos está localizado em: Brasil
Parque Nacional dos Campos Ferruginosos

O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos é uma unidade conservação de proteção integral criada pelo Decreto Presidencial de 5 de junho de 2017. Esta localizado entre as cidades paraenses de Canaã dos Carajás e Parauapebas, no sudeste do estado[1].

O parque é formado em sua maior parte por porções de terras da Floresta Nacional de Carajás - Flona Carajás, apresentado bom estado de conservação, e o restante por áreas em diferentes estágios de conservação, englobando remanescentes de vegetação nativa e ambientes de pastagens, estes últimos alvos de um grande projeto de reflorestamento[2].

A criação deste parque teve como objetivos proteger a diversidade biológica das Serras da Bocaina e do Tarzan, bem como garantir a perenidade dos serviços ecossistêmicos, garantir a proteção do patrimônio espeleológico de formação ferrífera, da vegetação de campos rupestres ferruginosos, contribuindo para a estabilidade ambiental da região e contribuindo para o desenvolvimento de atividades de recreação em contato com a natureza e do turismo ecológico[3].

Mesmo sendo uma unidade de conservação de proteção integral, o parque sofre impactos de origens antropogênicas, destacando os incêndios florestais, que só no ano de 2017 devastou extensas áreas desta unidade de conservação[4].

Referências

  1. a b «Dsn14470». www.planalto.gov.br. Consultado em 17 de outubro de 2017 
  2. «Parque Nacional dos Campos Ferruginosos passa por reflorestamento». Natureza e Conservação. Consultado em 17 de outubro de 2017 
  3. «DECRETO DE 5 DE JUNHO DE 2017» 
  4. «Parque Nacional dos Campos Ferruginosos é consumido por incêndio florestal». Natureza e Conservação. Consultado em 17 de outubro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.