Parque Natural das Aves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Parque Natural das Aves está situado na localidade de Rio Natal, no município de São Bento do Sul, na divisa com o município de Corupá, no estado de Santa Catarina. O Parque Natural das Aves foi criado em 1999, pelo empresário, engenheiro ambiental, agrônomo e entomologista Magno Bollmann.

O Parque Natural das Aves está localizado numa Área de Preservação Ambiental (APA) do Consórcio Quiriri de 23 mil hectares de natureza preservada, onde aves, animais silvestres, insetos e borboletas convivem em harmonia na mata atlântica preservada.

O Parque Natural das Aves está voltado à preservação, estudo e divulgação da fauna e flora de São Bento do Sul e região, incentivando a educação ambiental dos visitantes. As atividades desenvolvidas no Parque garantem a preservação de pelo menos 100 espécies de aves, onde as ameaçadas de extinção terão sua reprodução incentivada. Para garantir a sobrevivência das variadas espécies de aves, o parque possui um pomar com 24 variedades de frutos, além de um criatório natural de minhocas. O viveiro principal, que conta com área de 600 metros quadrados, oferece condições semelhantes ao habitat natural das espécies de aves.

No Parque Natural das Aves encontra-se o Criatório Natural de Borboletas Ornith Bollmann, que abriga cerca de 10 espécies de borboletas, desde a fase inicial, quando ainda é um ovo, passando pelos estágios de lagarta e casulo até poderem voar. Há espécies de borboletas ameaçadas de extinção, que tem sua reprodução incentivada no borboletário, a fim de preservar estas espécies.

O Auditório Escola Olga Bollmann que objetiva proporcionar aos visitantes palestras e seminários com fins educativos, especialmente enfatizando a necessidade de preservação do meio ambiente a fim de garantir a qualidade de vida das futuras gerações. Um dos objetivos do Parque Natural das Aves é a preservação do meio ambiente mediante a conscientização ambiental e o envolvimento direto da comunidade, dos visitantes e escolares nos projetos que desenvolve.

O projeto de criação e soltura de borboletas desenvolvido pelo Criatório Natural de Borboletas Ornith Bollmann incentiva a educação ambiental fazendo com que alunos de diversas escolas da região participem do processo de soltura das borboletas na natureza. Outra iniciativa desenvolvida no local com participação direta da comunidade, é o espaço destinado à Associação de Reciclagem dos moradores da região, que recolhe papel, papelão, embalagens plásticas, de vidro e metal, evitando que tais materiais sejam depositados na natureza degradando o meio ambiente.

O parque dispõe de criadouro de peixes nativos e de aves exóticas, trilha ecológica contemplativa, pomar de frutas e reconstituição da mata nativa, área para camping com chalés, lanchonete e produtos coloniais. Os visitantes podem desfrutar de banhos no rio e da área de camping ou realizar caminhadas nas trilhas contemplativas em contato direto com o meio ambiente preservado.

O Parque Natural das Aves proporciona momentos de contemplação da natureza, em contato direto com o meio ambiente preservado, favorecendo o ecoturismo na região e atraindo pessoas comprometidas com a preservação do meio ambiente.

Em reconhecimento as atividades desenvolvidas em defesa do Meio Ambiente, no dia 12 de maio de 2008, o Sr. Magno Bollmann, recebeu a Medalha de Mérito Ambiental do Poder Legislativo Catarinense. A honraria foi uma proposição do deputado estadual Silvio Dreveck, líder do Partido Progressista (PP) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.