Parque Savoy City

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Savoy City
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Distrito: Cidade Líder
Subprefeitura: Itaquera
Região Administrativa: Leste

Parque Savoy City é um bairro localizado na Zona Leste de São Paulo, no distrito de Cidade Líder. O nome do bairro é devido à empresa que administra o Shopping Aricanduva se chamar "Savoy Imobiliária Construtora LTDA.".

Um grande desenvolvimento no bairro ocorreu na década de 1980, quando imigrantes espanhóis e bolivianos aproveitaram o espaço nos entornos, que antes disso, o loteamento servia apenas como trilha mediante a um matagal para ligar à Avenida Itaquera/Avenida Líder e a Avenida Aricanduva que tinha pouco asfalto para o trânsito de automóveis. Até 1990, perto da inauguração do Shopping Aricanduva, o bairro pertencia ao loteamento chamado Fazenda Aricanduva, tendo seu nome alterado por conta do grande impacto que ocasionou na região com a construção do shopping.

Hoje, o bairro tem um grande contraste entre as construções de diferentes poderes aquisitivos, gerações, cuidados por parte do munícipio que englobam toda a área territorial. Contraste também marcado pelas ruas e avenidas de maior fluxo; proximidade às avenidas: itaquera, líder e aricanduva; a presença ou não de estabelecimentos comerciais, de serviços do poder público(escolas, postos de saúde, etc...). É notorio o contraste que dividi o Savoy entre as regiões: próximos as ruas e avenidas de grande circulação como: Avenida Gameleira Branca, Avenida Alziro Zarur, Rua Estêvão Dias Vergara e Rua Coronel Albert Rochas D'aiglum; a outra parte onde nota-se as fábricas/indústrias e os aterros de gás da Petrobras espalhados; e a última que segue a tendência de desenvolvimento vertical da cidade com a construção de prédios residenciais com a triste desapropriação de moradores para o mesmo seja no local dos prédios ou aumento des trecho das avenidas.

Mesmo com problemas comuns como qualquer bairro da capital de São Paulo, o nível de violência da região é baixo, fazendo com que comércios, indústrias e pequenos pólos se instalem no local a cada geração.

É um bairro bem centralizado que se liga a várias avenidas e bairros importantes da Zona Leste. Ao norte liga-se à Avenida Professor Edgar Santos onde há fácil acesso à Radial Leste junto com a Estação Vila Matilde do Metrô. Também ao norte, encontra-se a Avenida Waldemar Tietz diretamente ao distrito de Artur Alvim; à oeste nota-se o grande Shopping Aricanduva, a Avenida Aricanduva e o distrito do Aricanduva; ao sul, o bairro Jardim Santa Teresinha e parte do distrito de São Mateus; à leste, os bairros de Itaquera, Parque do Carmo e Jardim Nossa Senhora do Carmo.

Os Bairros vizinhos do Parque Savoy City são: Jardim Marília, Artur Alvim, Cidade Líder, Fazenda Aricanduva e Itaquera.

O bairro atualmente é servido por 7 linhas de ônibus, sendo uma estrutural (4312-10 Jd. Marília/Term. Pq. D. Pedro II) com seu ponto final na Alziro Zarur (ponto final da antiga linha 2296-10), três linhas com ligação ao metrô: 3728-10 Pq. Savoy City / Metrô Artur Alvim (circular); 407Y Pq. Savoy City / Metrô Vila Prudente com ponto final na Alziro Zarur; 3778-10 Jd. Sta Teresinha / Metrô Carrão, duas linhas que passam pelo Savoy: 3020-31 Conj. José Bonifácio / Shopping Aricanduva; 4010 Jd. Nsa do Carmo / Term. Vila Carrão (apenas no savoy baixo) e uma linha circular 3032-10 Term. Vila Carrão.

Suas principais vias de acesso são:

Avenida Osvaldo Valle Cordeiro, Avenida Alziro Zarur, Avenida dos Latinos, Avenida Gameleira Branca, Avenida Maria Luiza Americano e Rua Morubixaba.

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.