Parque Stanley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Totems no parque
Centro de Vancouver visto do parque Stanley

O Parque de Stanley ou, no inglês original, Stanley Park é um parque urbano de 404,9 hectares (1.000 acres) em Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá.[1]

O parque tem uma longa história e foi uma das primeiras áreas de Vancouver a serem exploradas pelos colonizadores Britânicos. O território do parque já era usado por povos indígenas há milhares de anos. O território se tornou o primeiro parque da cidade de Vancouver em 1886. E recebeu o seu nome em homenagem à Frederick Stanley, o 16˚ conde de Derby, um político Britânico que havia sido recentemente nomeado ao cargo de Governador-geral do Canadá.

O parque atrai cerca de oito milhões de visitantes cada ano, incluindo locais e turistas, que o visitam pelos seus atributos naturais, entre outras coisas. Uma muralha marítima de 8.8 km rodeia o parque, que é usado 2.5 milhões de pedestres, ciclistas e patinadores cada ano.

Muito do parque permanece florestado com cerca de meio milhão de árvores que podem ter até 76 metros e centenas de anos de vida. Há cerca de 200 km de estradas e caminhos no parque, que são patrulhados pelo Departamento Policial de Vancouver.

O Projeto para os Espaços Públicos declarou o Stanley Park como 16.º melhor do mundo e o 6º melhor da América do Norte.

Monumento de homenagem ao português 'Joe Silvey'[editar | editar código-fonte]

No parque encontra-se um monumento de homenagem ao português 'Joe Silvey' (Pico, Açores, 1828-Vancouver, 1902), inaugurado em 25 de abril de 2015.

O monumento foi concebido pelo bisneto de Silvey, o escultor Luke Marston, e inclui a estátua do baleeiro açoriano e das suas duas mulheres nativas (Khaltinaht, que morreu jovem com tuberculose e a segunda mulher Kwatleematt), sobre uma calçada portuguesa, para fazer a ligação ao país de origem.[2]

Joe Silvey chegou à Columbia Britânica em 1860, proveniente da ilha do Pico.[3][4]

  1. «Stanley Park». vancouver.ca (em inglês). Vancouver Parks and Recreation. 13 de março de 2018. Consultado em 25 de julho de 2018. 
  2. «New Stanley Park sculpture unveiled» 
  3. «Monumento que homenageia português inaugurado hoje no Canadá» 
  4. «New Stanley Park sculpture to honour aboriginal-Portuguese roots»